PROCESSOS DE PLASTICIDADES NA APRENDIZAGEM DO CÉREBRO HUMANO E SUA RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA
Resumo
Conhecer o processo de aprendizagem é um desafio para os educadores atualmente. Tentando compreender como o cérebro funciona para aprendermos, o objetivo desse trabalho é conhecer o processo de funcionamento do cérebro na aprendizagem do ser humano e sua relação com a atividade física. O presente estudo realizou-se a partir de uma revisão de literatura, fazendo a busca e seleção a partir dos seguintes descritores: anatomia, cérebro, aprendizagem e atividade física. Após análise dos artigos, pode-se perceber que a plasticidade cerebral é a capacidade do sistema nervoso central em modificar sua organização estrutural própria e de funcionamento em resposta a condições mutantes, aprendizados e a estímulos repetidos, onde a atividade física atua diretamente nesse processo, podendo um sujeito ativo fisicamente desenvolver e/ou aperfeiçoar esses processos, gerando uma contribuição importante da neuroplasticidade para a reorganização do sistema educacional em relação à aprendizagem nos diferentes ciclos da vida através de vivências interdisciplinares.
Palavras-chave: Anatomia. Aprendizagem. Educação. Atividade Física.