CONHECIMENTOS SOBRE OS CONTEÚDOS DA APTIDÃO FÍSICA E M CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Resumo
O presente estudo tem como base mostrar o nível de conhecimentos de crianças e adolescentes sobre os conceitos de aptidão física, onde os jovens e adolescentes estão se tornando cada vez mais sedentários, de modo que deixam de lado os benefícios que a prática de exercício traz para eles, com isso, tornando-se adolescentes fora do peso. O objetivo do estudo foi identificar e descrever os conhecimentos de crianças e adolescentes sobre os conteúdos da aptidão física. O estudo foi feito de forma quantitativa, foram coletados dados de 139 crianças e adolescentes de ambos os sexos, e usado os dados entre 11 e 17 anos. Nesse sentido, para que pudessem participar do estudo tinham que estar matriculado em uma escola pública ou particular. A escolha dos alunos foi feita através de um convite nas escolas onde nos autorizou para realizar o estudo onde os alunos podiam aceitar ou negar a participação da pesquisa, aqueles que aceitaram, apresentaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) devidamente assinado pelos alunos e seus respectivos responsáveis legais. Foi observado que segundo os participantes, o conceito de saúde, é o estado dinâmico relacionado ao bem-estar físico, mental e social. Notou-se que os alunos sabem que a prática de exercício físico é essencial, mas ainda existe uma dificuldade em praticar, ao serem questionados, não praticam por falta de interesse. A maioria das crianças e adolescentes relataram ter mais motivação em praticar exercício se tivesse caminhadas ou corridas de modo recreativo. Com isso, é de se reiterar a importância do profissional de Educação Física para que possa se proliferar os benefícios da atividade física e também ampliar mais ainda seus conhecimentos sobre o tema específico.
Palavra-chave: aptidão física; sedentarismo; crianças e adolescentes.