VENCENDO A GLOSSOFOBIA

UMA ANÁLISE DE TÉCNICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS UTILIZADAS PARA AUXILIAR PACIENTES COM ANSIEDADE AO FALAR EM PÚBLICO

Autores

  • GERALDO OTAVIO MILET CANDIDO FREITAS

Palavras-chave:

ansiedade ao falar em público, glossofobia, terapia cognitivo-comportamental;, técnicas cognitivo-comportamentais

Resumo

O medo de falar em público, ou glossofobia, é um transtorno de ansiedade
específico que se manifesta tanto em adultos quanto em crianças de diferentes
idades. Indo além do sentimento de desconforto, a glossofobia se caracteriza por
sintomas físicos e psicológicos intensos, como sudorese excessiva, tremores,
náuseas, taquicardia, pensamentos negativos e até mesmo ataques de pânico.
Todavia, a psicologia cognitivo-comportamental (TCC), com sua abordagem
focada na identificação e modificação de padrões de pensamento e comportamento
disfuncionais, tem se mostrado eficaz no tratamento do medo de falar em público.
Na busca pelo entendimento de quais técnicas cognitivo-comportamentais tem sido
utilizadas na atualidade por psicólogos, o presente artigo apresenta uma revisão
sistemática das publicações encontras na base da PUBMED e Scielo que apontam
resultados de pesquisas que utilizaram técnicas cognitivo-comportamentais em
ambiente físico e virtual para o enfrentamento à glossofobia. A pesquisa apresenta
em seu resultado que as técnicas de exposição e simulação situacional, seja em
ambiente físico ou virtual, apresentam maior frequência de uso entre os psicólogos,
apresentando eficácia terapêutica tanto no processo de dessensibilização quanto de
prevenção à recaídas. Por fim, esta pesquisa aponta as técnicas
cognitivas-comportamentais como recursos terapêuticos eficazes no tratamento de
glossofobia e apresenta que os recursos de realidade virtual podem ser uma
alternativa ao psicólogo cognitivo-comportamental para uso em setting terapêutico.

Downloads

Publicado

23.06.2025

Como Citar

FREITAS, G. O. M. C. (2025). VENCENDO A GLOSSOFOBIA: UMA ANÁLISE DE TÉCNICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS UTILIZADAS PARA AUXILIAR PACIENTES COM ANSIEDADE AO FALAR EM PÚBLICO . Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/1124

Edição

Seção

Psicologia

Categorias