IMPACTO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

O PAPEL DA AUTOCONSCIÊNCIA

Autores

  • ANA CAROLINA TENTOR
  • GIOVANI FERNANDO ANEZE

Palavras-chave:

Autoconsciência, Socioemocional, Desenvolvimento escolar.

Resumo

Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, o desenvolvimento da educação socioemocional passou a fazer parte do currículo escolar. A educação socioemocional é o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, incluindo a autoconsciência, que é a capacidade de compreensão das próprias emoções. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar os efeitos da educação socioemocional na aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I, na opinião de professores, evidenciando o papel da autoconsciência nesse processo. Trata-se de pesquisa de campo qualitativa conduzida em uma escola particular de uma pequena cidade no interior de São Paulo, onde as aulas de socioemocional foram implementadas desde 2019. Participaram seis professores do 5º ano, que lecionam diferentes disciplinas, incluindo o projeto de vida voltado às habilidades socioemocionais. Os dados foram coletados por questionários semiestruturados aplicados presencialmente, explorando as percepções dos professores sobre o impacto das disciplinas socioemocionais no comportamento, desempenho acadêmico e emocional dos alunos, com foco na autoconsciência como competência essencial. A análise de dados revelou três categorias principais: o desenvolvimento da autoconsciência nos alunos, a relação dessa habilidade com o desempenho escolar e os desafios na implementação de programas socioemocionais. Os resultados indicam que a autoconsciência contribui para o autoconhecimento do aluno, promovendo regulação emocional e melhora nas relações interpessoais. A BNCC estabelece que o desempenho escolar seja avaliado de forma contínua, considerando progresso e desenvolvimento. Contudo, um desafio apontado foi a resistência inicial dos alunos, reforçando a importância de integrar essas práticas amplamente no currículo. O estudo conclui que o desenvolvimento socioemocional traz benefícios significativos, destacando a necessidade de políticas educacionais que promovam a formação integral dos estudantes.

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Publicado

23.06.2025

Como Citar

TENTOR, A. C., & ANEZE, G. F. (2025). IMPACTO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO: O PAPEL DA AUTOCONSCIÊNCIA . Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/1126

Edição

Seção

Psicologia

Categorias