AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS EM ADOLESCENTES
COADJUVANTE PARA A INTEGRAÇÃO DO SELF E MELHORIA DA APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Habilidades Sociais, Adolescentes, Self, AvaliaçãoResumo
Este artigo analisa, em um primeiro momento, as teorias de Donald Winnicott, destacando o conceito de "mãe como ambiente suficientemente bom", essencial para a formação de um self coeso e autêntico, nos primeiros anos de vida e pontua que, a qualidade do ambiente materno impacta o desenvolvimento de uma identidade sólida, fundamental para as relações interpessoais e para lidar com desafios emocionais, em diferentes contextos ao longo do desenvolvimento humano. Em um segundo momento, se discute que, a escola pode oferecer uma nova chance, para essa reconstrução, por meio de suporte oferecendo recursos que faltaram, até então no ambiente familiar, através da implementação de treinos de habilidades sociais, conforme proposto por Del Prette e Del Prette, para desta forma, aprimorar os repertórios sociais dos alunos, beneficiando tanto a aprendizagem acadêmica, quanto futuras demandas inter-relacionais. Este trabalho objetivou de forma geral conceituar a adolescência segundo diferentes autores e discutir a importância da escola como ambiente saudável, para o desenvolvimento psicossocial de alunos do ensino fundamental, utilizando como base a avaliação das habilidades sociais. Esta pesquisa descritiva, teve como público alvo, 35 adolescentes de uma escola pública, no interior de São Paulo, com idades entre 11 e 13 anos. Os participantes, 17 meninas e 18 meninos, a maioria provindos de ambientes familiares socialmente desfavoráveis, responderam ao Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica (SSRS), cujos resultados foram descritos, primeiramente em relação aos quatro fatores e num segundo momento de forma comparativa entre meninos e meninas e evidenciou que o fator responsabilidade (F2), teve a menor média entre meninos e meninas, com 29,4, apontando que, a criação de um ambiente que promova autonomia e responsabilidade desde cedo, tanto na escola quanto em casa, é essencial para o desenvolvimento saudável, podendo, hipoteticamente, influenciar a qualidade da aprendizagem escolar.
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