RACISMO NO BRASIL
DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Palavras-chave:
educação antirracista;, lei nº 10.639/03;, movimento negro, práticas pedagógicas inclusiva, direitos humanosResumo
Este trabalho aborda o racismo no Brasil, com o foco e relevância na educação antirracista, em especial a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Os aspectos mais inerentes do racismo existentes no Brasil acentuam as desigualdades e violam os direitos humanos básicos dos indivíduos e comunidades afrodescendentes. A educação, portanto, continua sendo um aspeto importante da integração racial e da valorização das diferentes culturas na sociedade. Além disso, os movimentos negros são igualmente importantes para combater os vícios da discriminação racial, celebrando e defendendo a identidade afro-brasileira e pressionando por mudanças sociais e políticas. A análise da implementação da lei é realizada destacando os obstáculos e avanços experimentados, bem como fornecendo as práticas pedagógicas que podem ajudar a promover a educação transformadora e inclusiva. O estudo enfatiza a necessidade de garantir que os professores que formam os alunos nestas instituições assumam uma posição ativa contra o racismo e que as escolas sejam locais onde diferentes grupos étnicos coexistam para uma sociedade mais equitativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 LILIAN RAQUEL PIRES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.