INVESTIGAÇÃO SIPAER E PROCESSO PENAL:
LIMITAÇÃO DO INGRESSO DE PROVAS OBTIDAS PELA AUTORIDADE AERONÁUTICA E IMPUTAÇÃO CRIMINAL
Palavras-chave:
acidente aeronáutico, investigação,, SIPAER,, processo penal, segurança de vooResumo
A ocorrência de um acidente aeronáutico deflagra duas investigações concomitantes, a investigação técnica realizada pela autoridade aeronáutica competente e a investigação judicial executada pela polícia judiciária. Entretanto há distintas finalidades entre as investigações. A primeira visa a prevenção de acidentes, enquanto a segunda busca a responsabilização penal dos envolvidos. Diante desse contexto, utilizando-se do método hipotético-dedutivo, por meio da análise de elementos e uma construção de raciocínio lógica, o presente trabalho objetiva explanar sobre a obtenção de provas pela autoridade aeronáutica e a problemática da admissão desses elementos coletados sem a observância dos princípios constitucionais e legais no processo penal, bem como pontuar sobre a dificuldade da classificação das condutas penalmente relevantes no cenário do acidente aeronáutico civil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 KARINA BONELLO ARSENIOS BAGAIOLO COELHO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.