ANÁLISE COMPARATIVA DOS COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM ESCOLARES DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS E PÚBLICAS NA CIDADE DE JAÚ/S
Palavras-chave:
aptidão física, crianças, adolescentesResumo
Introdução: A crescente preocupação com a saúde de crianças e adolescentes decorre do aumento de doenças hipocinéticas, como obesidade, diabetes e aterosclerose, resultantes do sedentarismo. Em 2019, estimou-se que 158 milhões de jovens entre 5 e 19 anos eram obesos, com projeções de 254 milhões até 2030. O Brasil ocupa a 5° posição no ranking global com cerca de 7,6 milhões de indivíduos nesta faixa etária. Neste sentido, a aptidão física relacionada à saúde, que inclui as capacidades físicas de força/resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, flexibilidade e a composição corporal, pode ser aprimorada por meio da prática de exercícios físicos, o qual, desempenha um papel vital na proteção contra o surgimento de tais doenças. Objetivo: Comparar o desempenho nos componentes da aptidão física relacionados à saúde entre alunos de uma escola pública e de uma instituição privada em Jaú-SP, assim como classificá-los, por meio de tabelas específicas, se os mesmos se encontram na zona saudável ou de risco para a saúde. Método: Foi realizada uma pesquisa de campo, transversal, com abordagem quanti-qualitativa. A amostra consistiu em 33 indivíduos entre 11 a 13 anos de idade, sendo 18 deles provenientes da rede pública, e 15, da rede particular de ensino. Utilizou-se a bateria de teste do Proesp para averiguar as capacidades físicas de flexibilidade, resistência cardiorrespiratória e força/resistência muscular. A análise da composição corporal, foi determinada por meio do método de antropometria, através do somatório das dobras cutâneas do tríceps e da panturrilha, utilizando a equação preditiva de Slaughter. Resultados e discussão: A média de idade dos alunos avaliados não apresentou diferença estatisticamente significativa, demonstrando similaridade entre os grupos. De forma similar não foi observada diferença significativa nos testes de força/resistência muscular, flexibilidade e composição corporal entre os escolares provenientes das duas instituições. Inversamente, observou-se uma diferença estatisticamente significativa na capacidade de resistência cardiorrespiratória, demonstrando valores superiores naqueles indivíduos provenientes da instituição pública. Quanto a classificação dos alunos em zona saudável ou zona de risco, em cada capacidade física, observou-se que, de uma forma geral, a maior parte dos alunos encontravam-se na zona de risco. Conclusão: Os dados encontrados demonstram que, entre todas as capacidades físicas avaliadas, a única que apresentou diferença estatisticamente significativa foi a de resistência cardiorespiratória, com indicadores superiores para os alunos provenientes da escola pública. Complementarmente foi possível observar uma grande quantidade de escolares alocados na zona de risco, o qual aumenta vertiginosamente o risco para o surgimento de doenças hipocinéticas.
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