RELAÇÕES ENTRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS E O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA
Palavras-chave:
Desenvolvimento Motor Infantil, Educação Física, Ludicidade, Jogos, Brincadeiras.Resumo
Este trabalho explora a importância do desenvolvimento motor infantil e as intervenções da Educação Física que promovem o desenvolvimento integral de crianças de 2 a 7 anos, discutindo teorias sobre o desenvolvimento motor, com ênfase nas abordagens que integram as dimensões física, cognitiva e psicossocial da criança, destacando o papel central das atividades lúdicas nesse processo. O objetivo principal do estudo é refletir sobre a importância dos jogos e brincadeiras como um instrumento essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica exploratória com base em artigos da base SciELO publicados nos últimos 10 anos que discutem como o lúdico influencia as habilidades motoras em diferentes contextos. A análise revela que intervenções motoras e ambientes ricos em estímulos são fundamentais para o desenvolvimento motor, com destaque para o brincar como elemento central, evidenciando que, observada a maturidade biológica da criança, os estímulos motores oportunizados com base na ludicidade contribuem para o desenvolvimento infantil de forma integral. Os resultados indicam que as atividades motoras sistematizadas sob a forma de jogos e brincadeiras favorecem a diversificação dos estímulos motores e a contextualização dos ambientes, considerando as variadas dinâmicas sociais e características da infância. A pesquisa conclui que atividades lúdicas sistematizadas são essenciais para o desenvolvimento motor das crianças, permitindo-lhes aprimorar suas habilidades de forma prazerosa e espontânea, preparando-as para desafios motores mais complexos e incentivando hábitos de vida saudáveis.
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