A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Psicomotricidade, Desenvolvimento, Educação InfantilResumo
A psicomotricidade na Educação Infantil se constitui relevante no processo de ensino aprendizagem e na formação do indivíduo. Contribuindo para o desenvolvimento emocional, cognitivo e afetivo, aprimorando o raciocínio, relacionando-os com os ambientes internos e externos, aperfeiçoando suas capacidades através dos gestos e dos movimentos que são elementos indissociáveis do ser humano. A psicomotricidade enriquece e favorece a aquisição de habilidade e conhecimentos, possibilitando a superação das dificuldades de aprendizagem, consequentemente melhorando o desempenho escolar. O objetivo deste trabalho teve como intuito contribuir para uma reflexão sobre o porquê a educação psicomotora deve ser considerada como base para as escolas primárias. A Pesquisa teórico-bibliográfica foi desenvolvida em bases de dados e acervos como livros e artigos científicos, para enfatizar as contribuições dos movimentos dentro da Educação Infantil. Na análise qualitativa dos resultados, identifica-se a importância de observar a movimentação das crianças durante o processo de aprendizagem. O corpo e a mente se desenvolvem juntos, um auxiliando o outro, por isso é preciso trabalhar a psicomotricidade na escola desde a mais tenra idade. Os profissionais precisam estar atentos para identificar em qual estágio de desenvolvimento as crianças se encontram, mas sempre respeitando as individualidades e limites de cada um, sempre incentivando seus alunos, instigando muita criatividade e responsabilidade para intervir e agir no momento certo, utilizando diversas técnicas para a realização das atividades.
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