A LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA
O GÊNERO FÁBULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Fábula, Ensino Fundamental, Leitor crítico, Formação de docentesResumo
A fábula é proposta, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular, como instrumento de trabalho nas salas de aula do Ensino Fundamental nos anos iniciais. Contudo, a atenção que ela recebe é mínima quando comparada aos demais gêneros literários, ou seja, quando pensamos em outros gêneros, esses são mencionados e seu trabalho indicado em vários momentos, e com a fábula isso acontece muito menos. Assim, coube-nos, no presente trabalho, verificar um modo de trabalhar o gênero fábula na sala de aula de forma eficaz e a contribuição desse trabalho para formar um aluno/leitor crítico. Teve-se como objetivo buscar as raízes desse gênero e como ele foi importante para o ensino até os dias de hoje, para, então, buscar uma forma de trazê-lo novamente à tona nas salas de aula e manter a frequência de trabalhos com ele. Foi possível notar, também, a falha na formação de docentes no que se refere ao uso da fábula como estratégia de ensino, bem como a falta de materiais que orientem como esse uso poderia ser efetivado.
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 FLÁVIA PRADO LEANDRO DE MELO, GIOVANA STÉFANI DE CARVALHO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.