PROFESSOR REFLEXIVO

A RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • LETÍCIA DE SOUZA

Palavras-chave:

Ressignificação, Prática docente, Professor reflexivo

Resumo

A revisão da prática docente faz-se necessária de maneira contínua, considerando as transformações sociais, culturais e políticas que podem ser influentes na concepção educacional vigente. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é refletir sobre a importância da ressignificação da prática docente, do professor reflexivo, no ambiente escolar. Categorizando, através da realização de uma pesquisa bibliográfica, a coleta de dados sobre os principais aspectos que podem contribuir com o aprimoramento da prática do professor reflexivo, considerando o estímulo do ambiente escolar para a reflexão, o processo de formação inicial e continuada dos professores e a necessidade da prática da abordagem reflexiva, em busca da formação integral dos alunos, para a vivência da cidadania, além da aquisição dos conteúdos escolares. Dessa maneira, compreendendo-se a importância da ressignificação da prática do professor reflexivo, propõe-se que a equipe gestora, professores e alunos construam de maneira conjunta e contínua um ambiente, no qual haja a possibilidade de desenvolvimento da prática reflexiva. Para que a partir dela, os alunos possam apreender os conteúdos escolares de maneira contextualizada e crítica, no que diz respeito à formação cidadã, por meio do processo de ensino e aprendizagem

Publicado

04.10.2024

Como Citar

SOUZA, L. D. (2024). PROFESSOR REFLEXIVO: A RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/330

Edição

Seção

Letras

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