DIVERSIDADE CULTURAL E EXCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS
DIVERSIDADE CULTURAL E EXCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS
Palavras-chave:
Diversidade cultural, Preconceito, Formação docenteResumo
Tradições, modos de vida e diversidades diferem, culturalmente, os seres humanos, separando-os e distinguindo-os em grupos. Todavia, a globalização vigente integrou o mundo, transformando-o em um único espaço onde grupos diversos entram em contato direto uns com os outros, passando, muitas vezes, a dividir o mesmo lugar. O Brasil, devido aos cinco séculos de miscigenação, transformou-se em um país rico dessa diversidade. Os brasileiros, bem como outros povos, estão acostumados com essa interação. Contudo, mesmo sendo fato comum, manifestam preconceitos e praticam a exclusão. Realidade esta que se exacerba na escola, pois, como não poderia ser diferente, abriga muitos alunos cuja maioria está incluída nas atividades, mas, a cada dia, mais alunos são excluídos do ambiente escolar. Por essa razão, é um ambiente propício para o trabalho com a diversidade. Nela estão os jovens que se diferenciam em gênero, etnia, orientação sexual, religião, condição social e assim por diante; são diferenças que, por não se enquadrarem no aceito socialmente, geram o preconceito e a exclusão impulsionados pelo medo do desconhecido. Diante desse cenário, este trabalho se propôs a discutir os conceitos de cultura e de diversidade cultural, assim como a importância do preparo do professor para o combate ao preconceito, à discriminação e à exclusão. Por meio da pesquisa de abordagem qualitativa, foi possível perceber a crescente necessidade de que o docente receba uma formação adequada que o prepare para trabalhar com uma sala de aula multicultural, pois a atenção e o conhecimento do docente são fundamentais na diminuição da exclusão em sala de aula e, consequentemente, na sociedade.
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