A LINGUAGEM COMO FERRAMENTA DE ENSINO SOB A ÓTICA DE VYGOTSKY
Palavras-chave:
Vygotsky, Zona de Desenvolvimento Proximal;, Mediação, LinguagemResumo
Estudioso da área da psicologia sócio-histórica, Lev Semenovich Vygotsky, dedicou sua vida à busca por compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento do ser humano. Dentre suas teorias, a que aborda os níveis de desenvolvimento foi contemplada para o presente estudo. Ele postulou que o indivíduo possui dois níveis de desenvolvimento, o potencial (tudo aquilo que ainda não se é apto a realizar sozinho e autonomamente) e o real (tudo o que se é capaz de realizar sem a ajuda de outro indivíduo mais experiente). O intermédio entre esses dois níveis chama-se Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e consiste no processo de aquisição do conhecimento, em qualquer que seja o campo. Durante esse transcurso entre os níveis, são necessários agentes mediadores mais experientes, sendo que, no âmbito educacional, esse papel cabe ao professor. Ele é o responsável por mediar a aquisição do conhecimento, na maioria das vezes, cientifico de seus alunos. E para tal, utiliza a linguagem como ferramenta, sendo ela a principal forma de comunicação e interação entre os seres humanos. Em vista disso, a presente pesquisa objetiva realizar um estudo acerca da Zona de Desenvolvimento Proximal, relacionando-a tanto à educação, quanto ao processo de formação de professores, utilizando a linguagem como ferramenta mediadora de ensino. Visto isso, buscou-se realizar uma pesquisa de cunho bibliográfico para estudar tais teorias e trazê-las para auxiliar na relação professor-aluno, fazendo com que esta seja mais próxima e proveitosa, tornando, assim, o processo de aprendizagem mais efetivo e proveitoso. Como apoio teórico, foram utilizados conceitos preconizados por Zanolla (2012), Striquer (2017), Coelho (2012), Bortolanza (2016), para citar alguns.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 ISABELLA REBECCA ALVES SANTOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.