A LINGUAGEM COMO FERRAMENTA DE ENSINO SOB A ÓTICA DE VYGOTSKY

Autores

  • ISABELLA REBECCA ALVES SANTOS

Palavras-chave:

Vygotsky, Zona de Desenvolvimento Proximal;, Mediação, Linguagem

Resumo

Estudioso da área da psicologia sócio-histórica, Lev Semenovich Vygotsky, dedicou sua vida à busca por compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento do ser humano. Dentre suas teorias, a que aborda os níveis de desenvolvimento foi contemplada para o presente estudo. Ele postulou que o indivíduo possui dois níveis de desenvolvimento, o potencial (tudo aquilo que ainda não se é apto a realizar sozinho e autonomamente) e o real (tudo o que se é capaz de realizar sem a ajuda de outro indivíduo mais experiente). O intermédio entre esses dois níveis chama-se Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e consiste no processo de aquisição do conhecimento, em qualquer que seja o campo. Durante esse transcurso entre os níveis, são necessários agentes mediadores mais experientes, sendo que, no âmbito educacional, esse papel cabe ao professor. Ele é o responsável por mediar a aquisição do conhecimento, na maioria das vezes, cientifico de seus alunos. E para tal, utiliza a linguagem como ferramenta, sendo ela a principal forma de comunicação e interação entre os seres humanos. Em vista disso, a presente pesquisa objetiva realizar um estudo acerca da Zona de Desenvolvimento Proximal, relacionando-a tanto à educação, quanto ao processo de formação de professores, utilizando a linguagem como ferramenta mediadora de ensino. Visto isso, buscou-se realizar uma pesquisa de cunho bibliográfico para estudar tais teorias e trazê-las para auxiliar na relação professor-aluno, fazendo com que esta seja mais próxima e proveitosa, tornando, assim, o processo de aprendizagem mais efetivo e proveitoso. Como apoio teórico, foram utilizados conceitos preconizados por Zanolla (2012), Striquer (2017), Coelho (2012), Bortolanza (2016), para citar alguns.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

SANTOS, I. R. A. (2024). A LINGUAGEM COMO FERRAMENTA DE ENSINO SOB A ÓTICA DE VYGOTSKY. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/337

Edição

Seção

Letras

Categorias