AVALIAÇÃO MEDIADORA

UM COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM DO ALUNO

Autores

  • ADRIELE FERNANDA SCARABELLO PEIXOTO
  • LARISSA BONDEZAN

Palavras-chave:

Avaliação mediadora, Ensino-aprendizagem, Reflexão

Resumo

A avaliação escolar é um tema amplo e alvo de grandes polêmicas e discussões. Os estudos apontam que avaliar é essencial ao processo educativo e indissociável da relação entre ensino e aprendizagem. Apesar de constituir-se uma base do processo escolar, seu uso inadequado pode acarretar prejuízos para o aluno, quando deveria estar a serviço de sua aprendizagem. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo discutir a avaliação mediadora como um meio para compreender o percurso formativo do aluno, de maneira eficiente, contemplando as especificidades do estudante, atendendo o que prevê a legislação educacional e os documentos normativos. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, com o uso de artigos científicos, livros, teses e dissertações, recursos esses disponibilizados fisicamente e virtualmente. Cuidando de buscas em portais confiáveis, houve uma preocupação especial para a seleção de materiais que fossem, de fato, fontes seguras, considerando-se a vulnerabilidade diante da oferta de milhares de sites. No procedimento de análise das publicações sobre o tema, ficou evidente que a avaliação é parte integrante do processo de ensino, adquirindo sentido somente quando se busca a melhoria deste. Porém, considerando a sua historicidade, a avaliação foi ganhando mitos e funções errôneas, como de coagir, manipular, medir e classificar. Em contrapartida à uma avaliação tradicional, a avaliação mediadora propõe a reflexão no percurso escolar, colocando o aluno no centro desse processo, respeitando sua subjetividade e integralidade, ou seja, o aluno presente na condição de sujeito. O erro, nessa visão, é percebido como parte essencial e a avaliação como uma aliada que potencializa o aluno e o impulsiona numa busca constante de aprimoramento e desenvolvimento. A avaliação só tem sentido quando pode alimentar a prática, reorientando a atividade docente, uma vez que deve acompanhar o desenvolvimento de cada aluno.

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Publicado

04.10.2024

Como Citar

SCARABELLO PEIXOTO, A. F., & BONDEZAN, L. (2024). AVALIAÇÃO MEDIADORA: UM COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM DO ALUNO. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/516

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias