AVALIAÇÃO MEDIADORA
UM COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM DO ALUNO
Palavras-chave:
Avaliação mediadora, Ensino-aprendizagem, ReflexãoResumo
A avaliação escolar é um tema amplo e alvo de grandes polêmicas e discussões. Os estudos apontam que avaliar é essencial ao processo educativo e indissociável da relação entre ensino e aprendizagem. Apesar de constituir-se uma base do processo escolar, seu uso inadequado pode acarretar prejuízos para o aluno, quando deveria estar a serviço de sua aprendizagem. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo discutir a avaliação mediadora como um meio para compreender o percurso formativo do aluno, de maneira eficiente, contemplando as especificidades do estudante, atendendo o que prevê a legislação educacional e os documentos normativos. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, com o uso de artigos científicos, livros, teses e dissertações, recursos esses disponibilizados fisicamente e virtualmente. Cuidando de buscas em portais confiáveis, houve uma preocupação especial para a seleção de materiais que fossem, de fato, fontes seguras, considerando-se a vulnerabilidade diante da oferta de milhares de sites. No procedimento de análise das publicações sobre o tema, ficou evidente que a avaliação é parte integrante do processo de ensino, adquirindo sentido somente quando se busca a melhoria deste. Porém, considerando a sua historicidade, a avaliação foi ganhando mitos e funções errôneas, como de coagir, manipular, medir e classificar. Em contrapartida à uma avaliação tradicional, a avaliação mediadora propõe a reflexão no percurso escolar, colocando o aluno no centro desse processo, respeitando sua subjetividade e integralidade, ou seja, o aluno presente na condição de sujeito. O erro, nessa visão, é percebido como parte essencial e a avaliação como uma aliada que potencializa o aluno e o impulsiona numa busca constante de aprimoramento e desenvolvimento. A avaliação só tem sentido quando pode alimentar a prática, reorientando a atividade docente, uma vez que deve acompanhar o desenvolvimento de cada aluno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Biblioteca; ADRIELE FERNANDA SCARABELLO PEIXOTO, LARISSA BONDEZAN

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.