REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS DOCENTE

A FALTA DE QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO PODE SER O RESULTADO DO DESINTERESSE DOS PROFESSORES PELA FORMAÇÃO CONTINUADA?

Autores

  • ANA BEATRIZ CIAMARICONI
  • GABRIELA JUSTULIN JUSTULIN

Palavras-chave:

Formação Continuada, Prática Docente., Teoria e Prática

Resumo

Esta pesquisa visa compreender o significado e a importância da formação continuada de professores para a implementação da prática docente, principalmente para sua transformação. Também foram discutidas algumas combinações de fatores que, em conjunto, podem comprovar que a formação é significativa para o professor e eficaz para o processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional da pessoa formada. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico e reflexão aprofundada sobre temas relacionados. A conclusão tirada dessa forma é que, se houver mais conexões entre teoria e prática, a formação continuada será importante para os professores. Além disso, é reconhecido que por meio de programas de educação continuada para formar profissionais qualificados e dar-lhes bases teóricas e capacidades analíticas consistentes, a educação continuada pode levar a mudanças nas atitudes e práticas de ensino dos professores. Pense criticamente sobre todos os aspectos que constituem e afetam o ambiente escolar. Dessa forma, defende a formação continuada no processo que privilegia a reflexão sobre a prática docente.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

CIAMARICONI, A. B., & JUSTULIN, G. J. (2024). REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS DOCENTE: A FALTA DE QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO PODE SER O RESULTADO DO DESINTERESSE DOS PROFESSORES PELA FORMAÇÃO CONTINUADA?. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/518

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias