ESCOLA UM ESPAÇO PARA A (DES) CONSTRUÇÃO
VAMOS BRINCAR DE BONECAS?
Palavras-chave:
Brincar, Bonecas, Diversidade étnico-racialResumo
O presente estudo de cunho qualitativo, tem como objetivo enfatizar a importância do brincar e da boneca como instrumentos pedagógicos para abordar a diversidade étnico-racial e cultural no ambiente escolar. A temática surgiu do interesse das pesquisadoras frente à publicação da lei 11.645/08, que prevê o ensino da cultura e da histórias afro-brasileira e indígena nos espaços escolares. Analisa a boneca indígena - Ritxòkò e africana - Abayomi, utilizadas como estratégias pedagógicas para retratar a diversidade étnico-racial e o respeito mútuo pelas diferentes culturas e como representações sociais. Permitir o acesso das crianças às bonecas de diferentes culturas e etnias, que compõe o Brasil, nos parece ser uma possibilidade rica e interessante para se trabalhar na educação básica, promovendo práticas pedagógicas voltadas para a diversidade étnico-racial e cultural no ambiente escolar, tornando a escola um espaço para a construção de uma sociedade futura inclusiva nos aspectos culturais
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 ANA LAURA AMERICO AURELIANO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.