ESCOLA UM ESPAÇO PARA A (DES) CONSTRUÇÃO

VAMOS BRINCAR DE BONECAS?

Autores

  • ANA LAURA AMERICO AURELIANO

Palavras-chave:

Brincar, Bonecas, Diversidade étnico-racial

Resumo

O presente estudo de cunho qualitativo, tem como objetivo enfatizar a importância do brincar e da boneca como instrumentos pedagógicos para abordar a diversidade étnico-racial e cultural no ambiente escolar. A temática surgiu do interesse das pesquisadoras frente à publicação da lei 11.645/08, que prevê o ensino da cultura e da histórias afro-brasileira e indígena nos espaços escolares. Analisa a boneca indígena - Ritxòkò e africana - Abayomi, utilizadas como estratégias pedagógicas para retratar a diversidade étnico-racial e o respeito mútuo pelas diferentes culturas e como representações sociais. Permitir o acesso das crianças às bonecas de diferentes culturas e etnias, que compõe o Brasil, nos parece ser uma possibilidade rica e interessante para se trabalhar na educação básica, promovendo práticas pedagógicas voltadas para a diversidade étnico-racial e cultural no ambiente escolar, tornando a escola um espaço para a construção de uma sociedade futura inclusiva nos aspectos culturais

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

AURELIANO, A. L. A. (2024). ESCOLA UM ESPAÇO PARA A (DES) CONSTRUÇÃO: VAMOS BRINCAR DE BONECAS?. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/519

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias