DIVERSIDADE NO EDUCAR

Autores

  • ARIEL SACARO BARBOSA RAMALHO
  • LETICIA OLAIA

Palavras-chave:

Democratização, Metodologias, Método Montessori, Pedagogia Waldorf, Processo educacional, Sistema educacional brasileiro

Resumo

O presente trabalho exprime como sua intenção primacial um estudo que possa abordar as metodologias pedagógicas apresentadas como alternativas ao modelo tradicional de ensino, bem como sua difusão no ensino público brasileiro, voltando-se para uma análise mais aprofundada acerca da Pedagogia Waldorf e do Método Montessori. Dentro da rotina escolar de uma instituição, o método se mostra como parte fundamental do processo educacional, portanto a busca por uma metodologia que possa abranger os ideais necessários para a construção desse processo, com a qualidade prevista pela legislação responsável, é de extrema importância. Através de uma extensa pesquisa teórico-bibliográfica, baseada em um acervo de livros, artigos, dissertações e teses, tornou-se possível redigir uma monografia que correlacione os impactos do elo entre sociedade e educação e ainda o papel das metodologias nesse cenário, junto da democratização de seu acesso. As investigações, tanto sobre a Pedagogia Waldorf, como o Método Montessori, possibilitaram evidenciar as competências qualitativas de tais métodos em sala de aula, debatendo sobre seus aspectos edificantes e a influência de seu emprego na aplicação prática do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, foi possível observar que ainda há um longo caminho a ser percorrido quando se trata da difusão de metodologias que visem um ensino mais humanizado e voltado às necessidades do aluno, em um contexto de abrangência geral e não elitista, mas esse caminho pode e deve ser percorrido.

Publicado

04.10.2024

Como Citar

RAMALHO, A. S. B., & OLAIA, L. (2024). DIVERSIDADE NO EDUCAR. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/520

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias