A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO OCULTO NO COMPORTAMENTO DOS
ALUNOS EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Currículo oculto, Reflexão., Ensinos ocultos.Resumo
Os sistemas educacionais contam com aprendizagens que vão além daquelas que são formalmente estabelecidas. Com expressivo impacto influenciam no processo educacional, formulando comportamentos e formando as consciências. As reflexões teóricas acerca dos ensinos ocultos têm obtido de forma histórica grande relevância, relacionando os saberes formais com aquilo que é ocultamente ensinando, estabelecendo uma ligação entre o implícito e o explícito, de modo que um age sobre e com o outro. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo compreender que o currículo de forma oculta pode se tornar uma ferramenta poderosa ao agir em benefício dos professores, auxiliando e promovendo comportamentos favoráveis ao processo de aprendizagem dos educandos, bem como pode ser um recurso transformador para todos envolvidos de forma direta na educação. O método de pesquisa teórico-bibliográfica foi realizado de modo físico e virtual, baseando o levantamento das informações aqui dispostas. Por meio de livros, artigos científicos, seminários, teses e documentos normativos buscou-se conhecer e refletir as concepções sobre o currículo oculto, bem como compreender a sua relação com assuntos correlatos a este, correspondendo sempre aos processos educacionais. A análise dos resultados identificados torna aparente a relação do currículo oculto com os processos educacionais e comportamentais que ocorrem em sala de aula. No entanto, a sua realidade histórica mostra que o currículo em sua forma oculta pode ganhar um conceito negativo dentro desse espaço por razões externas à instituição ou mesmo pelas certezas interiores preestabelecidas dos indivíduos atuantes no processo educacional, corroborando para ensinamentos ou comportamentos inviáveis, ou mesmo impedindo que o ensino ocorra. Tais concepções sobre o currículo oculto tornam essencial um olhar reflexivo sobre os conhecimentos implícitos adquiridos pelos alunos. O currículo oculto somente poderá ser um instrumento de auxiliador ao educador, quando, na prática tornar o desenvolvimento do aluno crítico, bem como a atuação do educador consciente e reflexiva.
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