A LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA

O GÊNERO FÁBULA NO ENSINO FUNDAMENTAL I JAHU

Autores

  • FLÁVIA PRADO LEANDRO DE MELO
  • GIOVANA STÉFANI DE CARVALHO

Palavras-chave:

Fábula, Ensino Fundamental, Leitor crítico, Formação de docentes

Resumo

A fábula é proposta, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular, como instrumento de trabalho nas salas de aula do Ensino Fundamental nos anos iniciais. Contudo, a atenção que ela recebe é mínima quando comparada aos demais gêneros literários, ou seja, quando pensamos em outros gêneros, esses são mencionados e seu trabalho indicado em vários momentos, e com a fábula isso acontece muito menos. Assim, coube-nos, no presente trabalho, verificar um modo de trabalhar o gênero fábula na sala de aula de forma eficaz e a contribuição desse trabalho para formar um aluno/leitor crítico. Teve-se como objetivo buscar as raízes desse gênero e como ele foi importante para o ensino até os dias de hoje, para, então, buscar uma forma de trazê-lo novamente à tona nas salas de aula e manter a frequência de trabalhos com ele. Foi possível notar, também, a falha na formação de docentes no que se refere ao uso da fábula como estratégia de ensino, bem como a falta de materiais que orientem como esse uso poderia ser efetivado.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

MELO, F. P. L. D., & CARVALHO , G. S. D. (2024). A LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA: O GÊNERO FÁBULA NO ENSINO FUNDAMENTAL I JAHU. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/524

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias