A COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O ENSINO HUMANIZADO

UMA ANÁLISE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • IZABELA LENHARO FERREIRA

Palavras-chave:

BNCC., Escola., Habilidades Socioemocionais.

Resumo

O ensino formal trabalhado nas escolas nunca foi visto como concomitante às emoções. Atualmente é possível observar os impactos de uma sociedade que nunca deu a devida atenção a inteligência emocional, como o crescimento da violência. Tendo em vista que a escola é local excepcional para a formação do indivíduo para a sociedade e reconhecendo a necessidade de pôr em prática estratégias para mudar esse cenário, em 2017 é publicada a versão final de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), explorando as competências necessárias para os educandos nas escolas contemporâneas. Considerando a relevância deste documento e, em particular, uma das competências presentes em seu texto, as Habilidades Socioemocionais, este trabalho busca compreender seu valor a curto e longo prazo, a medida que começa a ser implementado na rede de ensino brasileira a partir de 2020 e a importância de começar a aplicar as competências socioemocionais desde a educação infantil. A partir da revisão de literatura da BNCC e outros artigos e documentos relevantes para o tema, os resultados indicam um cenário promissor para o ensino brasileiro, desde que haja atenção às necessidades particulares dos alunos e da comunidade em que estão inseridos, bem como readequação da estrutura do ensino desde a formação dos professores.

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Publicado

04.10.2024

Como Citar

FERREIRA , I. L. (2024). A COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O ENSINO HUMANIZADO: UMA ANÁLISE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/526

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias