A COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O ENSINO HUMANIZADO
UMA ANÁLISE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Palavras-chave:
BNCC., Escola., Habilidades Socioemocionais.Resumo
O ensino formal trabalhado nas escolas nunca foi visto como concomitante às emoções. Atualmente é possível observar os impactos de uma sociedade que nunca deu a devida atenção a inteligência emocional, como o crescimento da violência. Tendo em vista que a escola é local excepcional para a formação do indivíduo para a sociedade e reconhecendo a necessidade de pôr em prática estratégias para mudar esse cenário, em 2017 é publicada a versão final de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), explorando as competências necessárias para os educandos nas escolas contemporâneas. Considerando a relevância deste documento e, em particular, uma das competências presentes em seu texto, as Habilidades Socioemocionais, este trabalho busca compreender seu valor a curto e longo prazo, a medida que começa a ser implementado na rede de ensino brasileira a partir de 2020 e a importância de começar a aplicar as competências socioemocionais desde a educação infantil. A partir da revisão de literatura da BNCC e outros artigos e documentos relevantes para o tema, os resultados indicam um cenário promissor para o ensino brasileiro, desde que haja atenção às necessidades particulares dos alunos e da comunidade em que estão inseridos, bem como readequação da estrutura do ensino desde a formação dos professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 IZABELA LENHARO FERREIRA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.