PEDAGOGIA SOCIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

CONCEPÇÕES FREIREANAS JAHU

Autores

  • LIZANDRA LARISSA DOS SANTOS

Palavras-chave:

Educação., Transformação., Pedagogia Social.

Resumo

A Pedagogia Social nasce com a necessidade do “agir”, fugindo de todo contexto escolar (sistematizado) pelo qual a Pedagogia acaba sendo mais conhecida. Apesar de poucos trabalhos acadêmicos relacionado a esta área, é notável que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Os profissionais envolvidos podem atuar dentro e fora da escola (espaços formais e não formais) objetivando a transformação do aluno em vista de determinada realidade social. A possibilidade de atuação em diferentes espaços é garantida pelo documento das Diretrizes Curriculares Nacionais em Pedagogia do ano de 2006. Para que este processo ocorra de maneira eficaz, a formação deste profissional entra como um dos elementos essenciais, principalmente pela complexidade de situações que será encontrada. Paulo Freire em suas obras, sempre discursou acerca desta temática, apesar de seu foco principal não ter sido a Pedagogia Social. Partindo do pressuposto de que o ofício do professor é mais do que somente ensinar a ler e escrever, Freire em seus escritos sempre colocou em evidência o dever que esse profissional deve proporcionar ao aluno oportunidades para que este consiga ler o mundo de forma consciente e realista e posteriormente possa reescrever sua história a partir desse contexto. Para constituição do perfil de educador social é necessário que além de competência técnica, tenha uma postura ativa na construção de sua consciência, uma vez que existem possibilidades de mudanças. Além disso, a solidariedade humana e compromisso político pelo resgate da cidadania do educando, também fazem parte dos aspectos necessários à constituição. Portanto o objetivo deste trabalho é promover uma discussão sobre a Pedagogia Social e a formação docente alinhada a concepção de Paulo Freire e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de graduação em Pedagogia, não objetivando encerrar as discussões acerca desta temática, porém, visa possibilitar ao leitor uma reflexão acerca do aporte teórico deixado por esse pensador sobre uma formação docente de qualidade, tendo também como referencial teórico as Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Pedagogia. A partir do momento em que o indivíduo passa a conseguir ler o mundo, agirá sobre ele e a educação desempenha papel fundamental desta construção. Para que este profissional obtenha sucesso em sua caminhada e trabalhe por uma verdadeira transformação, seu processo de formação inicial ou continuada deve ser de qualidade, para que não haja neutralidade ou falta de conhecimento.

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Publicado

04.10.2024

Como Citar

SANTOS, L. L. D. (2024). PEDAGOGIA SOCIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES FREIREANAS JAHU. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/529

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias