LIBRAS PARA OUVINTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROCESSO DE APRENDIZAGEM JAHU

Autores

  • GIOVANA ALVES PEREIRA DA CRUZ
  • PALOMA APARECIDA CAMARGO

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais., Surdez., Educação Inclusiva

Resumo

O presente estudo apresenta o processo histórico dos surdos mostrando as mais variadas visões que as pessoas tinham em relação ao surdo desde a antiguidade até os dias atuais, e ressalta também a importância da inclusão da Língua de sinais na vida dos surdos e dos ouvintes. Para tanto, o objetivo consiste em analisar estudos da literatura referente ao ensino da Libras para alunos ouvintes da educação da educação básica, para a aprendizagem da Libras como uma segunda língua, assim como o inglês é incluso, Libras também deveria ser. Como resultado, pode-se destacar que a legislação afirma que inclusão nas escolas regulares já é um direito de toda a criança com deficiência. A Libras que já é reconhecida pela lei como um meio de comunicação mais eficiente para as pessoas surdas dialogarem com os seus demais é um ponto crucial para a socialização e convívio de todos, bem como uma forma de oportunizar aos surdos o seu pleno desenvolvimento nos seus aspectos culturais, sociais e cognitivos. Contudo, a introdução da língua brasileira de sinais nas instituições de ensino para todos os alunos ajuda de forma colaborativa para ouvintes e surdos estabelecerem relações e para a formação de todos na sociedade.

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Publicado

04.10.2024

Como Citar

CRUZ, G. A. P. D., & CAMARGO, P. A. (2024). LIBRAS PARA OUVINTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSO DE APRENDIZAGEM JAHU. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/535

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias