O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • TAILA FERNANDA JESUINO DE SOUZA

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Educação Especial

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza por um transtorno do neurodesenvolvimento, acarretando comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. De acordo com a legislação, as pessoas com TEA tem direito ao atendimento educacional especializado previsto na Lei Nacional de Diretrizes e Bases Nacional 9.394/96 que indica um atendimento preferencial, no ensino regular promovendo a inclusão desses alunos. A Educação Infantil, e a primeira etapa da Educação Básica. O objetivo deste trabalho é discorrer sobre o TEA na educação infantil, ressaltando os desafios e estratégias que devem ser adotados pela família e escola, para que aconteça uma inclusão e aprendizagem de maneira significativa. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica por meio de um levantamento de arquivos, fontes e argumentos que comprovem a importância da escolarização da criança com TEA na educação infantil. Por fim, evidencia que para a escolarização do aluno com Transtorno do Espectro Autista realmente aconteça a escola em um todo precisa se adaptar e inovar sempre, ressaltando a parceria entre escola e família, para um melhor desempenho na aprendizagem no aluno.

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Publicado

04.10.2024

Como Citar

SOUZA, T. F. J. D. (2024). O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A ESCOLARIZAÇÃO. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/537

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias