TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
SEU PAPEL NO ENSINO VOLTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. JAHU
Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Educação inclusiva, EquidadeResumo
Na Educação Básica a relação tecnologia - escola constitui um ponto relevante para a eficácia do processo ensino aprendizagem e na formação do indivíduo, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, social e para uma educação de qualidade. A Tecnologia Assistiva (TA) equivale a vastos recursos que existem com a finalidade de facilitar, ajudar e contribuir de forma significativa a adaptação e inserção dos alunos que apresentam necessidades educacionais ou limitações. Através do presente estudo foi possível analisar que as escolas se localizam no estágio inicial do processo de apropriação e uso da TA, se deparando com grandes avanços e descobertas significativas, porém, ao mesmo tempo, há um vasto desconhecimento sobre o termo e sua relevância. O objetivo desse estudo é discutir as tecnologias assistivas como possibilidade para que as pessoas com deficiência tenham condições de vivenciar uma educação inclusiva, bem como melhorar sua qualidade de vida, de forma geral. Da mesma forma abordar as experiências de como a TA está presente na vida do educando com necessidades especiais, verificando assim se a escola está sendo um espaço que promova a equidade, inclusão e democracia. Os argumentos que foram abordados na pesquisa bibliográfica foram baseados em livros e artigos científicos. Nessas premissas, um levantamento de dados foi realizado no intuito de contribuir para uma reflexão sobre o uso das tecnologias assistivas, frente aos alunos inclusivos, destacando-se a relevância do seu uso dentro do ambiente escolar como uma nova metodologia educacional que está contribuindo diretamente a favor da inclusão, sendo uma ferramenta excepcional. Na análise qualitativa do resultado, identifica-se a que a tecnologia dentro do espaço escolar, é uma ferramenta utilizada para descobrir novos caminhos aprimorando assim novos meios para acessar a informação, promovendo a alfabetização e letramento digital do aluno. A efetivação da aprendizagem do aluno com necessidades especiais não ocorre apenas com o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), mas abrange vários outros aspectos dentro deles a capacitação dos professores que se faz necessária para uma prática intencionada e humana. Nota-se que a equidade não é apenas oferecer oportunidades para os indivíduos de forma igual e com os mesmos atendimentos, mas sim oferecer de oportunidades de forma adaptada a cada um, levando em consideração suas especificidades, particularidades e experiências, de uma forma justa para todos, sem cometer injustiças e sim entender que cada pessoa é única e tem o direito igual perante a lei, por isso a escola tem um grande papel para que essa inclusão seja feita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 GABRIELA RODRIGUES DA SILVA SANTOS, TALITA DE FATIMA CAVALHEIRO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.