A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
UM ENSINO HÍBRIDO QUE TEM O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEM JAHU
Palavras-chave:
Ensino híbrido, Tecnologia, Aprendizagem;, Protagonismo;Resumo
A escolha do título desta pesquisa foi “A educação em tempos de pandemia: um ensino híbrido que tem o aluno como protagonista da aprendizagem”, sendo alicerçado por uma teórica e prática, com base num momento histórico educacional de transição de paradigmas, vivenciado pelo mundo. Isto trouxe uma série de indagações à nós, alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia, ao identificar que o Brasil pós pandemia necessita, urgentemente, rever seu modelo de ensino para melhoria da qualidade do processo. O objetivo do trabalho executado é reconhecer as implicações do ensino híbrido pós pandemia, tendo o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. A metodologia de base qualitativa e bibliográfica, contou com autores como Cury, Carvalho, Freire, Cortella, Dias e outros. A Educação Híbrida é uma realidade atual, fortemente voltada para o aprender didático virtual. Constata-se que houve o reconhecimento deste modelo de ensino por parte de educadores, educandos e de toda comunidade escolar de modo flexível e interativo, o que proporciona uma prática docente mediadora e tecnológica. Há ainda muito o que se investigar no ensino híbrido, para não correr o risco de se perder no trabalho metodológico docente os aspectos afetivos, emocionais e culturais para a formação integral do indivíduo. São apresentados os aspectos gerais de uma metodologia ativa, explanando a questão do isolamento social pela pandemia da Covid-19 e os impactos diversos dessa situação na educação de crianças, adolescentes e jovens. Aprofundam-se as questões de políticas públicas que ligadas à educação básica devem garantir a aprendizagem dos alunos, evidenciando que esta nova metodologia possui um grande potencial de desenvolver um processo de ensino aprendizagem significativo. Nesse novo normal, o estudante deve assumir uma postura participativa, autônoma, resolvendo seus problemas, desenvolvendo projetos e criando oportunidades ao seu redor. Sendo este um pesquisador e construtor do seu próprio conhecimento. Deste modo, o Ensino Híbrido parte de uma proposta metodológica que impacta na ação do professor como mediador das situações e do desenvolvimento das competências e habilidades, cidadania, colaboração e solidariedade na formação de seus educandos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 ANA CLARA DE OLIVEIRA NACHBAR, NATÁLIA FERRUCCI QUEVEDO CINEIS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.