A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

UM ENSINO HÍBRIDO QUE TEM O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEM JAHU

Autores

  • ANA CLARA DE OLIVEIRA NACHBAR
  • NATÁLIA FERRUCCI QUEVEDO CINEIS

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Tecnologia, Aprendizagem;, Protagonismo;

Resumo

A escolha do título desta pesquisa foi “A educação em tempos de pandemia: um ensino híbrido que tem o aluno como protagonista da aprendizagem”, sendo alicerçado por uma teórica e prática, com base num momento histórico educacional de transição de paradigmas, vivenciado pelo mundo. Isto trouxe uma série de indagações à nós, alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia, ao identificar que o Brasil pós pandemia necessita, urgentemente, rever seu modelo de ensino para melhoria da qualidade do processo. O objetivo do trabalho executado é reconhecer as implicações do ensino híbrido pós pandemia, tendo o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. A metodologia de base qualitativa e bibliográfica, contou com autores como Cury, Carvalho, Freire, Cortella, Dias e outros. A Educação Híbrida é uma realidade atual, fortemente voltada para o aprender didático virtual. Constata-se que houve o reconhecimento deste modelo de ensino por parte de educadores, educandos e de toda comunidade escolar de modo flexível e interativo, o que proporciona uma prática docente mediadora e tecnológica. Há ainda muito o que se investigar no ensino híbrido, para não correr o risco de se perder no trabalho metodológico docente os aspectos afetivos, emocionais e culturais para a formação integral do indivíduo. São apresentados os aspectos gerais de uma metodologia ativa, explanando a questão do isolamento social pela pandemia da Covid-19 e os impactos diversos dessa situação na educação de crianças, adolescentes e jovens. Aprofundam-se as questões de políticas públicas que ligadas à educação básica devem garantir a aprendizagem dos alunos, evidenciando que esta nova metodologia possui um grande potencial de desenvolver um processo de ensino aprendizagem significativo. Nesse novo normal, o estudante deve assumir uma postura participativa, autônoma, resolvendo seus problemas, desenvolvendo projetos e criando oportunidades ao seu redor. Sendo este um pesquisador e construtor do seu próprio conhecimento. Deste modo, o Ensino Híbrido parte de uma proposta metodológica que impacta na ação do professor como mediador das situações e do desenvolvimento das competências e habilidades, cidadania, colaboração e solidariedade na formação de seus educandos.

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Publicado

04.10.2024

Como Citar

NACHBAR, A. C. D. O., & CINEIS , N. F. Q. (2024). A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ENSINO HÍBRIDO QUE TEM O ALUNO COMO PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEM JAHU. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/540

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias