ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O MÉTODO FÔNICO JAÚ

Autores

  • ANNA KATHARINA BARBATO MARINHO

Palavras-chave:

alfabetização, letramento, método fônico.

Resumo

Este estudo tende a contribuir para melhorar a qualidade do processo de alfabetização, compreendendo-o como aliado aos estudos de letramento, partindo da necessidade de discutir a importância dos métodos de alfabetização, com uma análise específica para as características do método fônico. Nos últimos anos, as avaliações externas vêm mostrando que as taxas de analfabetismo continuam altas, mesmo com tanta evolução na educação. Pesquisadores têm buscado respostas e soluções para o mau desempenho das crianças na fase de alfabetização. O atual documento voltado para a educação inicial, a Política Nacional de Alfabetização, tem sido alvo de bastantes críticas por enfatizar o método fônico, considerado tradicional, porém ele tem tido bons resultados em países desenvolvidos. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica, abordando temas como alfabetização, letramento, método fônico e a Política Nacional de Alfabetização. Assim, este trabalho busca trazer uma análise da PNA, destacando as características do método fônico, suas vantagens e desvantagens

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Publicado

04.10.2024

Como Citar

MARINHO, A. K. B. (2024). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O MÉTODO FÔNICO JAÚ. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/541

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias