TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

A BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE JAHU

Autores

  • DARA KEICO KOBAYASHI SANCHEZ
  • EBONY MANZINI

Palavras-chave:

inclusão;, autismo;, educação especial, métodos facilitadores, formação continuada.

Resumo

O autismo é conhecido desde muitas décadas atrás, mas foi pouco estudado até agora, desse modo, muitos mitos e crendices surgiram em torno do tema, deixando as pessoas que conviviam com o transtorno isoladas, excluídas e segregadas. No entanto, recentemente, as lutas por direitos e por políticas públicas que abrangessem as pessoas que estão dentro do Espectro Autista aumentaram consideravelmente, fazendo com que a busca por uma inclusão escolar de qualidade fosse cada vez mais buscada, porém, com muitas dificuldades. O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer quais os aspectos dificultadores na inclusão de alunos com autismo em redes regulares de ensino, quais as dificuldades da escola, assim como todos os agentes escolares, aluno público alvo da inclusão e sua família. Assim como também busca conhecer os métodos facilitadores para que a inclusão ocorra de forma eficaz. Através de pesquisa bibliográfica de estudiosos e autores conhecidos, o trabalho foi elaborado e embasado em estudos já feitos acerca do tema, de forma a trazer à luz, as mudanças ocorridas durante várias décadas, desde a forma de pensar o autismo, até a conquista de seus direitos atualmente obtidos. Ao decorrer do trabalho, foi explicitado como se deve agir para que a inclusão ocorra de fato, quais os caminhos a se seguir, explanando a importância da especialização e da formação continuada por parte dos docentes, assim como a importância da parceria família escola, culminando na inclusão de qualidade.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

SANCHEZ, D. K. K., & MANZINI , E. (2024). TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: A BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE JAHU. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/544

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias