O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL JAHU
Palavras-chave:
Educação Infantil, Adaptação escolar, Acolhimento, Família.Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo geral abordar o processo de adaptação das crianças e a importância do acolhimento na educação infantil. São seus objetivos específicos: identificar as concepções, sentimentos, parceria entre escola e família, relações entre a afetividade e cognição e averiguar estratégias para esse momento de grande mudança na vida das crianças. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, por meio de artigos sobre o tema e com base nas pesquisas de autores conceituados no campo da educação. Assim, no primeiro aspecto enfatiza-se as caracterizações de como a criança era vista e as mudanças que ocorreram com o decorrer do tempo, as legislações que foram criadas e como isso favoreceu o aluno durante o processo educativo. No segundo aspecto, é possível observar a importância do acolhimento no momento da inserção escolar e o papel da instituição e dos pais no mesmo. Para muitos, um processo doloroso, no entanto merece muita atenção e organização para que não haja frustrações ou anseios de estar em um ambiente novo. E por último, a relação entre os processos cognitivo e afetivo envolvendo o professor e o aluno no fazer pedagógico, enfatizando que o relacionamento entre ambos pode gerar impactos positivos ou negativos na forma como o aluno adquire conhecimento. Conclui-se com esse estudo que a adaptação escolar é um momento que deve ser organizado pela instituição e envolver uma parceira com a família, proporcionando um ambiente acolhedor para criança se sentir segura e confiante, garantindo bons resultados no processo de aprendizagem do educando.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 DÉBORA REGINA FÉLIX, TALITA MARQUES DA Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.