O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL JAHU

Autores

  • DÉBORA REGINA FÉLIX
  • TALITA MARQUES DA Silva

Palavras-chave:

Educação Infantil, Adaptação escolar, Acolhimento, Família.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo geral abordar o processo de adaptação das crianças e a importância do acolhimento na educação infantil. São seus objetivos específicos: identificar as concepções, sentimentos, parceria entre escola e família, relações entre a afetividade e cognição e averiguar estratégias para esse momento de grande mudança na vida das crianças. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, por meio de artigos sobre o tema e com base nas pesquisas de autores conceituados no campo da educação. Assim, no primeiro aspecto enfatiza-se as caracterizações de como a criança era vista e as mudanças que ocorreram com o decorrer do tempo, as legislações que foram criadas e como isso favoreceu o aluno durante o processo educativo. No segundo aspecto, é possível observar a importância do acolhimento no momento da inserção escolar e o papel da instituição e dos pais no mesmo. Para muitos, um processo doloroso, no entanto merece muita atenção e organização para que não haja frustrações ou anseios de estar em um ambiente novo. E por último, a relação entre os processos cognitivo e afetivo envolvendo o professor e o aluno no fazer pedagógico, enfatizando que o relacionamento entre ambos pode gerar impactos positivos ou negativos na forma como o aluno adquire conhecimento. Conclui-se com esse estudo que a adaptação escolar é um momento que deve ser organizado pela instituição e envolver uma parceira com a família, proporcionando um ambiente acolhedor para criança se sentir segura e confiante, garantindo bons resultados no processo de aprendizagem do educando.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

FÉLIX, D. R., & Silva, T. M. D. (2024). O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL JAHU. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/545

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias