A FIGURA FEMININA PELA PERSPECTIVA DOS CONTOS DE FADAS MODERNOS:
DICOTOMIAS EM DISCUSSÃO
Palavras-chave:
Educação, Contação de histórias, Literatura infanto-juvenil.Resumo
A dinâmica das transformações sociais tem ocorrido, em tempos hodiernos, cada vez mais rápida e com mudanças consideráveis. Em uma imersão no universo da literatura infantil, os contos de fadas são o gênero que evidenciam a figura feminina presa a uma série de estereótipos: a princesa sempre deve ser bela, boa e submissa. O educador, em seu trabalho pedagógico, precisa acompanhar os avanços sociais e abordar assuntos de importância significativa para a construção daquele aluno que se revela como um indivíduo em construção, podendo utilizar dos contos de fadas modernos, como ferramenta para contextualizar e desenvolver diversas perspectivas, inclusive sobre a concepção da visão feminina. Os estereótipos femininos precisam ser descontruídos, pois são eles que, muitas vezes, determinam a forma que o indivíduo é visto socialmente. Tendo em vista que o espaço escolar se revela como lugar de construção e transformação, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como as representações dos papéis femininos dos contos de fadas lidos e interpretados na sala de aula podem influenciar na concepção do “ser e ver a mulher” na vida real. Esse estudo foi realizado com pesquisa bibliográfica e artigos científicos, com relevância para construção deste. Com a revisão estudada acerca do assunto, pode-se verificar que é necessário discutir, constantemente, com as crianças dentro no ambiente escolar o papel feminino retratado em contos de fadas, neste sentido, o papel do pedagogo é crucial, uma vez que ele pode ser agente modificador ou perpetuador de estereótipos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 BRUNA RUIZ DE MOURA, ELOHÁ BRILHA INACIO DA SILVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.