A FIGURA FEMININA PELA PERSPECTIVA DOS CONTOS DE FADAS MODERNOS:

DICOTOMIAS EM DISCUSSÃO

Autores

  • BRUNA RUIZ DE MOURA
  • ELOHÁ BRILHA INACIO DA SILVA

Palavras-chave:

Educação, Contação de histórias, Literatura infanto-juvenil.

Resumo

A dinâmica das transformações sociais tem ocorrido, em tempos hodiernos, cada vez mais rápida e com mudanças consideráveis. Em uma imersão no universo da literatura infantil, os contos de fadas são o gênero que evidenciam a figura feminina presa a uma série de estereótipos: a princesa sempre deve ser bela, boa e submissa. O educador, em seu trabalho pedagógico, precisa acompanhar os avanços sociais e abordar assuntos de importância significativa para a construção daquele aluno que se revela como um indivíduo em construção, podendo utilizar dos contos de fadas modernos, como ferramenta para contextualizar e desenvolver diversas perspectivas, inclusive sobre a concepção da visão feminina. Os estereótipos femininos precisam ser descontruídos, pois são eles que, muitas vezes, determinam a forma que o indivíduo é visto socialmente. Tendo em vista que o espaço escolar se revela como lugar de construção e transformação, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como as representações dos papéis femininos dos contos de fadas lidos e interpretados na sala de aula podem influenciar na concepção do “ser e ver a mulher” na vida real. Esse estudo foi realizado com pesquisa bibliográfica e artigos científicos, com relevância para construção deste. Com a revisão estudada acerca do assunto, pode-se verificar que é necessário discutir, constantemente, com as crianças dentro no ambiente escolar o papel feminino retratado em contos de fadas, neste sentido, o papel do pedagogo é crucial, uma vez que ele pode ser agente modificador ou perpetuador de estereótipos.

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Publicado

04.10.2024

Como Citar

MOURA, B. R. D., & SILVA, E. B. I. D. (2024). A FIGURA FEMININA PELA PERSPECTIVA DOS CONTOS DE FADAS MODERNOS:: DICOTOMIAS EM DISCUSSÃO. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/546

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias