A FORMAÇÃO DE PROFESSORES IMPLICA NA VALORIZAÇÃO DO SER
UM NOVO NORMAL
Palavras-chave:
formação de professores, valorização dos professores, educação-Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a valorização do ser na formação de professores neste novo momento educacional e a metodologia utilizada no levantamento de informações foi através de pesquisas bibliográficas, publicações online em artigos científicos, legislação e a busca de dados em relatórios virtuais de instituições renomadas na área da educação. Entende-se, então, que o papel do professor na dimensão educacional é pautado por grandes responsabilidades culturais e sociais de forma consciente, autônoma e crítica. Durante esse processo vão se constituindo diferentes fases e etapas formativas de maneira única, individual e coletiva, momento pelo qual ocorre o despertar da identidade docente. O foco neste estudo mostrou algumas indagações: Como se construiu a trajetória da licenciatura no Brasil? Porque a desvalorização da profissão docente no Brasil? Durante os anos foi-se reconstruindo a prática pedagógica de sala de aula? Novos materiais foram adaptados? O professor reconstruiu sua identidade docente nesse novo normal de educação? Com as recentes mudanças provocadas pela pandemia a adaptação desse novo momento têm impactado de forma profunda o ambiente acadêmico. O formato de ensino presencial passou a ter um novo significado, surgindo, então, a oportunidade de um aprofundamento nas tecnologias e metodologias em busca de interação e engajamento de professores e alunos dentro das salas de aula virtuais. Nesse novo formato educacional a formação de professores deve ressaltar a reflexão sobre a prática pedagógica ao mostrar o educando como protagonista do processo de ensino, tendo como preocupação a valorização do ser interligado à saberes, o que amplia o conhecimento, o contexto social, político e econômico em que estes estão inseridos. A escola além de ter o papel de formar cidadãos, tem a responsabilidade de propor e promover o crescimento dos seus docentes e discentes, tendo como estratégia a qualidade do ensino/aprendizagem. O profissional deve estar interessado em buscar e se aprimorar continuamente para ampliar e transformar seu campo de trabalho. Contudo, é importante refletir o novo normal que a sociedade vive, repensando a organização estrutural e humana dos cursos de formação na sua intensidade. A concepção do curso de formação docente modificou-seprofundamente, na qual o professor passa a ser um mediador de conhecimentos e facilitador de aprendizagem, envolvendo a transversalidade do currículo como valores humanos, ambientais, sociais, éticos e comportamentais. Assim, essas discussões tem sido palco de debates para compreender os espaços de aprendizagem na formação de professores para o novo normal, um caminho sem volta e que necessita ser ampliado nos campos educativos.
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