A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESEMPENHO DOCENTE E DISCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Formação Continuada, Professor, Ensino e AprendizagemResumo
A Formação Continuada apresenta aspectos relevantes para o desenvolvimento profissional dos docentes e possibilita um olhar crítico e consciente diante das tomadas de decisões do cotidiano escolar. Isso demonstra que a formação inicial não é suficiente para atender a demanda da sociedade atual. Uma vez que o ensinar parte da reflexão do conhecimento teórico sobre a prática. Muitos professores, ao concluírem a licenciatura, não possuem o preparo metodológico adequado para ministrar suas aulas, necessitando aperfeiçoar-se diante das dificuldades e necessidades encontradas em âmbito escolar. Em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental, exige-se que o docente seja reflexivo e flexível para solucionar os desafios da realidade escolar, contribuindo para a transformação social. Diante disso, o objetivo geral desta investigação é compreender a relevância da Formação Continuada dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. Ao longo da pesquisa, foi possível entender que é preciso qualificar-se constantemente para renovar as práticas pedagógicas, o que possibilita ao educador ampliar suas possibilidades de ensinar e aprender. Além disso, destaca-se, também, a construção de um trabalho coletivo e o uso da tecnologia como ações fundamentais para incluir o discente, cada vez mais, no processo educativo. Portanto, esse novo perfil de docentes necessita buscar sua qualificação através de uma formação contínua para executar um trabalho diversificado, consistente e comprometido com o social, resultando em um ensino de excelência
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 VITÓRIA CATTO MANTELLI, GABRIELA CUSTÓDIO DOS SANTOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.