A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESEMPENHO DOCENTE E DISCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • VITÓRIA CATTO MANTELLI
  • GABRIELA CUSTÓDIO DOS SANTOS

Palavras-chave:

Formação Continuada, Professor, Ensino e Aprendizagem

Resumo

A Formação Continuada apresenta aspectos relevantes para o desenvolvimento profissional dos docentes e possibilita um olhar crítico e consciente diante das tomadas de decisões do cotidiano escolar. Isso demonstra que a formação inicial não é suficiente para atender a demanda da sociedade atual. Uma vez que o ensinar parte da reflexão do conhecimento teórico sobre a prática. Muitos professores, ao concluírem a licenciatura, não possuem o preparo metodológico adequado para ministrar suas aulas, necessitando aperfeiçoar-se diante das dificuldades e necessidades encontradas em âmbito escolar. Em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental, exige-se que o docente seja reflexivo e flexível para solucionar os desafios da realidade escolar, contribuindo para a transformação social. Diante disso, o objetivo geral desta investigação é compreender a relevância da Formação Continuada dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. Ao longo da pesquisa, foi possível entender que é preciso qualificar-se constantemente para renovar as práticas pedagógicas, o que possibilita ao educador ampliar suas possibilidades de ensinar e aprender. Além disso, destaca-se, também, a construção de um trabalho coletivo e o uso da tecnologia como ações fundamentais para incluir o discente, cada vez mais, no processo educativo. Portanto, esse novo perfil de docentes necessita buscar sua qualificação através de uma formação contínua para executar um trabalho diversificado, consistente e comprometido com o social, resultando em um ensino de excelência

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

MANTELLI, V. C., & SANTOS, G. C. D. (2024). A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESEMPENHO DOCENTE E DISCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/556

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias