PEDAGOGIA HOSPITALAR
ATUAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM PROL DOS ALUNOS INTERNADOS
Palavras-chave:
Pedagogia Hospitalar, Processo de Aprendizagem, Integração Aluno/Escola/Hospital.Resumo
A Pedagogia Hospitalar surgiu para suprir as necessidades de crianças e adolescentes que passavam muito tempo hospitalizados e acabavam tendo prejuízos no processo de ensino aprendizagem ou até mesmo perdendo o ano letivo. O objetivo da investigação é compreender a integração entre o aluno, escola e hospital para zelar pelo bem-estar cognitivo, cultural e psíquico do aluno/paciente. Essa pesquisa foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meio de artigos científicos. Frente a isso, o contexto hospitalar necessita de uma intervenção pedagógica no atendimento de crianças e adolescentes internados. Isso mostra a importância do pedagogo no hospital, no sentido de contribuir para o desenvolvimento do intelecto e, também, ser o mediador entre a escola e o hospital, tornando, assim, um ambiente mais próximo da vida em sociedade do aluno/paciente. Identifica-se, então, que na Pedagogia Hospitalar o ensino leva em consideração o conhecimento prévio e dá continuidade ao trabalho que foi interrompido devido a doença. No processo educacional na classe hospitalar, é necessário que o pedagogo entre em contato com a escola de origem da criança ou adolescente para que em conjunto pedagogo/escola/família possa suprir as necessidades culturais, sociais e intelectuais do educando. A Classe Hospitalar leva em consideração o ideário de uma pedagogia de atenção integral ao aluno/paciente, valoriza o trabalho multidisciplinar pedagógico, contribui para a relação intra e interpessoal no processo de escolarização e possibilita que a criança possa ser levada a compreender seu cotidiano no hospital. O direito legal ao atendimento pedagógico e a humanização são essenciais no cotidiano dos hospitais, com possibilidades de sucessos educacionais do aluno/paciente através do empenho de toda equipe multidisciplinar na mediação do conhecimento no processo de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 ANA LAURA GROMBONI

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.