PEDAGOGIA HOSPITALAR

ATUAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM PROL DOS ALUNOS INTERNADOS

Autores

  • ANA LAURA GROMBONI

Palavras-chave:

Pedagogia Hospitalar, Processo de Aprendizagem, Integração Aluno/Escola/Hospital.

Resumo

A Pedagogia Hospitalar surgiu para suprir as necessidades de crianças e adolescentes que passavam muito tempo hospitalizados e acabavam tendo prejuízos no processo de ensino aprendizagem ou até mesmo perdendo o ano letivo. O objetivo da investigação é compreender a integração entre o aluno, escola e hospital para zelar pelo bem-estar cognitivo, cultural e psíquico do aluno/paciente. Essa pesquisa foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meio de artigos científicos. Frente a isso, o contexto hospitalar necessita de uma intervenção pedagógica no atendimento de crianças e adolescentes internados. Isso mostra a importância do pedagogo no hospital, no sentido de contribuir para o desenvolvimento do intelecto e, também, ser o mediador entre a escola e o hospital, tornando, assim, um ambiente mais próximo da vida em sociedade do aluno/paciente. Identifica-se, então, que na Pedagogia Hospitalar o ensino leva em consideração o conhecimento prévio e dá continuidade ao trabalho que foi interrompido devido a doença. No processo educacional na classe hospitalar, é necessário que o pedagogo entre em contato com a escola de origem da criança ou adolescente para que em conjunto pedagogo/escola/família possa suprir as necessidades culturais, sociais e intelectuais do educando. A Classe Hospitalar leva em consideração o ideário de uma pedagogia de atenção integral ao aluno/paciente, valoriza o trabalho multidisciplinar pedagógico, contribui para a relação intra e interpessoal no processo de escolarização e possibilita que a criança possa ser levada a compreender seu cotidiano no hospital. O direito legal ao atendimento pedagógico e a humanização são essenciais no cotidiano dos hospitais, com possibilidades de sucessos educacionais do aluno/paciente através do empenho de toda equipe multidisciplinar na mediação do conhecimento no processo de aprendizagem.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

GROMBONI, A. L. (2024). PEDAGOGIA HOSPITALAR: ATUAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM PROL DOS ALUNOS INTERNADOS . Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/557

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias