DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNEROS NA LITERATURA INFANTO/JUVENIL

Autores

  • CAIO BARDELI DE LARA
  • THAIARA BATISTA BRAZ

Palavras-chave:

estereótipos, mecanismos, retrógradas, desconstrução.

Resumo

O presente estudo refere-se a uma pesquisa monográfica desenvolvida no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Jahu e tem como objetivo analisar a desconstrução de estereótipos de gêneros por meio de literatura infanto-juvenil, estereótipos esses que são impostos pela sociedade aos discentes desde muito pequenos. Pretende-se discutir esse tabu através de obras que possibilitam o leitor a entender mais sobre esse assunto, mostrando também como quebrar diversos preconceitos na escola e nos diversos ambientes de socialização dos educandos, de maneira que professores e demais profissionais da educação possam buscar, por intermédio das obras literárias, mecanismos que possibilitem nortear as crianças e jovens a quebrarem posturas retrógradas e discriminatórias. Posto isto, lançou-se mão de obras de escritores especialistas da temática, como: Janaína Leslão, Ana Teixeira, Stephane Servant, Cristina Villaça, João Paulo Hergesel Marcia Leite, Alexandre de Souza Amorim e André Romano. Além da animação, “The Lound House” para mostrar de forma lúdica e dialógica às demandas hodiernas o principal objetivo desse estudo

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

LARA, C. B. D., & BRAZ, T. B. (2024). DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNEROS NA LITERATURA INFANTO/JUVENIL . Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/559

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias