DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNEROS NA LITERATURA INFANTO/JUVENIL
Palavras-chave:
estereótipos, mecanismos, retrógradas, desconstrução.Resumo
O presente estudo refere-se a uma pesquisa monográfica desenvolvida no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Jahu e tem como objetivo analisar a desconstrução de estereótipos de gêneros por meio de literatura infanto-juvenil, estereótipos esses que são impostos pela sociedade aos discentes desde muito pequenos. Pretende-se discutir esse tabu através de obras que possibilitam o leitor a entender mais sobre esse assunto, mostrando também como quebrar diversos preconceitos na escola e nos diversos ambientes de socialização dos educandos, de maneira que professores e demais profissionais da educação possam buscar, por intermédio das obras literárias, mecanismos que possibilitem nortear as crianças e jovens a quebrarem posturas retrógradas e discriminatórias. Posto isto, lançou-se mão de obras de escritores especialistas da temática, como: Janaína Leslão, Ana Teixeira, Stephane Servant, Cristina Villaça, João Paulo Hergesel Marcia Leite, Alexandre de Souza Amorim e André Romano. Além da animação, “The Lound House” para mostrar de forma lúdica e dialógica às demandas hodiernas o principal objetivo desse estudo
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 CAIO BARDELI DE LARA, THAIARA BATISTA BRAZ

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.