O GÊNERO CRÔNICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL –

AS RELAÇÕES HUMANAS EM PAUTA

Autores

  • DAIANE ROQUE
  • JULIA ZANI

Palavras-chave:

Crônica., Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Leitura.

Resumo

Considerado como gênero periférico, a crônica ocupa hoje, além do cenário jornalístico, parte essencial dos estudos escolares. Posto isto, este trabalho tem como objetivo verificar a importância desta modalidade textual no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental – anos iniciais. A metodologia de pesquisa utilizada foi exploratória, através da pesquisa bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica foram debatidos autores como Altinno & Silva (2016), Faleiros (2013), Melo (1985) e Candido (1993). A partir das pesquisas comprova-se a importância da crônica para o desenvolvimento do aluno em diversas áreas como, leitura, produção e compreensão textual, reflexão e autonomia do indivíduo, tornando-o um leitor e escritor crítico e consciente. Tem-se como objetivo mostrar que a Crônica é essencial para o desenvolvimento do aluno, não só na escola, mas sim para a vida, ou seja, vai muito além da sala de aula ou das aulas de língua portuguesa, uma vez que traz ensinamentos diversos, como o estímulo à leitura, à reflexão e ao pensamento crítico, preparando cidadãos reflexivos e críticos.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

ROQUE, D., & ZANI, J. (2024). O GÊNERO CRÔNICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL –: AS RELAÇÕES HUMANAS EM PAUTA. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/560

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias