LENDAS, BRINCADEIRAS E TRADIÇÕES

O FOLCLORE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

Autores

  • EDUARDA GABRIELY BERNARDES
  • ISABELA GODOI

Palavras-chave:

Folclore, Educação, Formação cultural.

Resumo

O folclore é um dos elementos mais importantes e mais complexos da cultura brasileira. Porém, ele não é abordado nas escolas com profundidade, visando uma formação cultural completa dos estudantes. Esta pesquisa tem como objetivo compreender a importância do folclore para a formação cultural das crianças e quais contribuições a abordagem aprofundada do folclore nas escolas pode trazer. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base em autores que ressaltam a importância do folclore e discutem o estudo do folclore nas escolas. Essa pesquisa foi construída através da análise do conceito do folclore, da sua história e de suas contribuições para o conjunto de culturas e costumes que formou o Brasil. Foram analisadas também as características e valores do folclore brasileiro e como os personagens do folclore trazem esses aspectos. Em seguida, foram discutidas as diferenças regionais do folclore no país, e a importância de ser abordado em sua totalidade nas escolas. Para concluir o estudo, foi analisado um material didático que trouxe o folclore como objeto de estudo. Assim, o folclore deve ser considerado um dos elementos mais importantes da cultura brasileira e deve ser abordado de forma mais profunda nas escolas, com o objetivo de formar crianças com uma bagagem cultural mais profunda de suas origens.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

BERNARDES, E. G., & GODOI, I. (2024). LENDAS, BRINCADEIRAS E TRADIÇÕES: O FOLCLORE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM . Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/561

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias