O USO DOS CONTOS DE FADAS NO CONTEXTO ESCOLAR:
UM APORTE PARA O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM JAHU
Palavras-chave:
educação, literatura infantil, contos de fadas.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a importância de se trabalhar com os contos de fadas no Ensino Fundamental I. Tal pressuposto surgiu através do questionamento pessoal sobre a contribuição deste gênero narrativo na educação, visto que favorece o desenvolvimento do aluno em vários âmbitos, bem como proporciona a evolução da leitura e da escrita. Optou-se pela pesquisa bibliográfica e foram utilizados, como apoio teórico, os conceitos preconizados por autores como Bettelheim (1996), Coelho, (2000), Abramovich (1997). O resultado a que se chegou é que a literatura infantil, em especifico os contos de fadas, se empregada de modo diversificado, possibilita uma experiência de leitura mais significativa para os alunos e não apenas uma transmissão de conhecimento. Também foi apresentada uma sugestão de sequência didática com o conto de fadas Chapeuzinho Vermelho, com o objetivo de levar os educandos a um conhecimento mais aprofundado sobre o gênero literário. As atividades são lúdicas, de reescrita do conto e de comparação da obra literária com a cinematográfica, e se enquadram nas habilidades estabelecidas na BNCC (2017). Os ganhos com o uso dos contos de fadas na prática pedagógica são inúmeros, considerando-se o professor como mediador desse processo, seja oralmente, através da contação de histórias, seja pelo trabalho com o texto literário, com a produção textual escrita ou com a discussão sobre as diferentes interpretações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 GLEIDYS DAMASO BARBIERI

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.