O USO DOS CONTOS DE FADAS NO CONTEXTO ESCOLAR:

UM APORTE PARA O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM JAHU

Autores

  • GLEIDYS DAMASO BARBIERI

Palavras-chave:

educação, literatura infantil, contos de fadas.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a importância de se trabalhar com os contos de fadas no Ensino Fundamental I. Tal pressuposto surgiu através do questionamento pessoal sobre a contribuição deste gênero narrativo na educação, visto que favorece o desenvolvimento do aluno em vários âmbitos, bem como proporciona a evolução da leitura e da escrita. Optou-se pela pesquisa bibliográfica e foram utilizados, como apoio teórico, os conceitos preconizados por autores como Bettelheim (1996), Coelho, (2000), Abramovich (1997). O resultado a que se chegou é que a literatura infantil, em especifico os contos de fadas, se empregada de modo diversificado, possibilita uma experiência de leitura mais significativa para os alunos e não apenas uma transmissão de conhecimento. Também foi apresentada uma sugestão de sequência didática com o conto de fadas Chapeuzinho Vermelho, com o objetivo de levar os educandos a um conhecimento mais aprofundado sobre o gênero literário. As atividades são lúdicas, de reescrita do conto e de comparação da obra literária com a cinematográfica, e se enquadram nas habilidades estabelecidas na BNCC (2017). Os ganhos com o uso dos contos de fadas na prática pedagógica são inúmeros, considerando-se o professor como mediador desse processo, seja oralmente, através da contação de histórias, seja pelo trabalho com o texto literário, com a produção textual escrita ou com a discussão sobre as diferentes interpretações.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

BARBIERI , G. D. (2024). O USO DOS CONTOS DE FADAS NO CONTEXTO ESCOLAR:: UM APORTE PARA O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM JAHU. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/562

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias