A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • HELEN MARIA SILVA
  • MARIA ISADORA PEDROSO MONTES

Palavras-chave:

Educação Infantil, Brincar, Criança.

Resumo

Na presente pesquisa de natureza qualitativa de caráter exploratório, objetivou-se analisar a importância do brincar na Educação Infantil (EI). Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura abordando estudos bibliográficos relativos ao brincar. Com intuito de verificar as possibilidades de ensino do brincar no contexto da EI, a presente pesquisa buscou evidenciar as potencialidades pedagógicas do brincar por meio das atividades de ensino sistematizadas sob a forma de interações e brincadeiras conforme preconiza a BNCC. Constatou-se que a ludicidade presente na cultura infantil, nos jogos, brinquedos e brincadeiras, aproxima e contextualiza a criança e o mundo ao seu redor e deve ser compreendida como prática pedagógica essencial para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças na EI. Conclui-se que nos tempos/espaços da EI as atividades relativas ao brincar devem observar as intencionalidades e possibilidades educativas, bem como, considerar o professor como mediador no planejamento e condução dessas práticas pedagógicas dentro do processo educativo no âmbito da EI.

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Publicado

04.10.2024

Como Citar

SILVA, H. M., & MONTES, M. I. P. (2024). A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/563

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias