A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, Brincar, Criança.Resumo
Na presente pesquisa de natureza qualitativa de caráter exploratório, objetivou-se analisar a importância do brincar na Educação Infantil (EI). Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura abordando estudos bibliográficos relativos ao brincar. Com intuito de verificar as possibilidades de ensino do brincar no contexto da EI, a presente pesquisa buscou evidenciar as potencialidades pedagógicas do brincar por meio das atividades de ensino sistematizadas sob a forma de interações e brincadeiras conforme preconiza a BNCC. Constatou-se que a ludicidade presente na cultura infantil, nos jogos, brinquedos e brincadeiras, aproxima e contextualiza a criança e o mundo ao seu redor e deve ser compreendida como prática pedagógica essencial para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças na EI. Conclui-se que nos tempos/espaços da EI as atividades relativas ao brincar devem observar as intencionalidades e possibilidades educativas, bem como, considerar o professor como mediador no planejamento e condução dessas práticas pedagógicas dentro do processo educativo no âmbito da EI.
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