ASPECTOS HUMANISTAS DA EDUCAÇÃO ÁRABE MEDIEVAL

Autores

  • LUCAS RAIMUNDO DA SILVA
  • STEPHANIE CORDEIRO RAMOS

Palavras-chave:

Islâmico, Educação, Humanismo.

Resumo

O envolvimento do mundo europeu com o desenvolvimento da educação está presente na discussão de diversos autores sobre o tema, como as escolas se formam, os principais nomes envolvidos, as correntes de pensamento etc. Ou seja, quando o tema educação está presente o mundo europeu e sua história encontra-se intrínseca a tudo, principalmente na vertente humanista. Contudo, ao observar a literatura, percebe-se que o povo islâmico teve uma participação neste processo. A pergunta que surge é: até que ponto existiu um envolvimento? Pautado neste questionamento, este trabalho visou objetivo discutir a construção da educação islâmica e seu legado para a pedagogia humanista. Para o desenvolvimento desta discussão utilizou-se de livros, revistas, jornais, artigos, sites, teses e dissertações. Na análise evidenciou-se que os gregos foram os pais fundadores do método humanista, um método revolucionário para seu tempo, que se pautou no aluno e não apenas no conteúdo e no desenvolvimento de atividades práticas. Os islâmicos irão beber deste conhecimento grego e, pautados na fé islâmica, desenvolvem uma serie de redes de conhecimento dentro do vasto império, conhecimento essencial para a construção do humanismo moderno. Por buscarem criar uma rede intelectual, os cristãos, no período da patrística e escolásticas, buscaram obras árabes e as traduziam para desenvolver a sua própria educação. Essa utilização ajudou os europeus, do fim da era medieval e renascimento, a desenvolverem uma discussão humanista pautada na concepção de que o aluno é o centro do universo educacional, é um ser atuante, sociável, autônomo. Atualmente existe o foco de desenvolver o bem-estar do aluno, ou seja, criar um ambiente humano e acolhedor. Isso evidencia uma gigantesca participação dos povos islâmicos dentro da educação mundial trazendo uma rica bagagem filosófica, cultural e pedagógica para a cultura humana.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

SILVA, L. R. D., & RAMOS, S. C. (2024). ASPECTOS HUMANISTAS DA EDUCAÇÃO ÁRABE MEDIEVAL. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/564

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias