AS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA BNCC
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
BNCC., Interações, Brincadeiras, Educação Infantil.Resumo
A presente pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória, que tem como objetivo analisar os desafios e possibilidades de ensino no âmbito da Educação Infantil (EI) diante das determinações da BNCC (2018). Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura abordando estudos bibliográficos e documentais relativos as interações e brincadeiras no processo de aprendizagem e desenvolvimento integral da criança. Constatou-se, que a BNCC é um documento normativo que apresenta as interações e brincadeiras como eixos estruturantes da prática pedagógica na EI, evidenciando a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que no contexto da EI, o professor é o mediador do processo educativo e as práticas pedagógicas estruturadas sob a forma de interações e brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento e aquisição das aprendizagens por parte das crianças.
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