AS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA BNCC

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • STEPHANIE ALESSANDRA NOGUEIRA DOS SANTOS

Palavras-chave:

BNCC., Interações, Brincadeiras, Educação Infantil.

Resumo

A presente pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória, que tem como objetivo analisar os desafios e possibilidades de ensino no âmbito da Educação Infantil (EI) diante das determinações da BNCC (2018). Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura abordando estudos bibliográficos e documentais relativos as interações e brincadeiras no processo de aprendizagem e desenvolvimento integral da criança. Constatou-se, que a BNCC é um documento normativo que apresenta as interações e brincadeiras como eixos estruturantes da prática pedagógica na EI, evidenciando a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que no contexto da EI, o professor é o mediador do processo educativo e as práticas pedagógicas estruturadas sob a forma de interações e brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento e aquisição das aprendizagens por parte das crianças.

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Publicado

04.10.2024

Como Citar

SANTOS, S. A. N. D. (2024). AS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA BNCC: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/565

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias