A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PELA PERSPECTIVA DA PRESERVAÇÃO CULTURAL:
VALORIZANDO A TRADIÇÃO ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, Contação de Histórias, Preservação CulturalResumo
A globalização e a rápida disseminação das mídias sociais na atualidade põem em xeque a importância de se trabalhar, no contexto da educação infantil, as tradições culturais. Dessa forma, faz-se necessário incluir os mais diversos tipos de narrativas, sejam as oralizadas ou as clássicas histórias de literaturas infantis, no contexto pedagógico da formação na primeira infância. O referido cenário social, portanto, está alicerçado nas mídias e recursos tecnológicos e as crianças, inseridas nesse meio, estão sujeitas a perder a dimensão mítico-simbólica da contação de histórias, pois esta permite o desenvolvimento da imaginação, sensibilidade e criatividade através do lúdico, da oralidade e da tradição, tendo em vista a promoção da valorização cultural. Sendo assim, o presente estudo busca, por meio de levantamento bibliográfico, refletir sobre a importância de se trabalhar na educação infantil a preservação da cultura a partir das narrativas orais, destacando-se a contação de histórias como uma prática que carrega aspectos do patrimônio cultural imaterial, especialmente no que se refere às tradições locais, regionais e étnico-raciais. Sendo assim, o contar histórias pode desenvolver na criança várias competências essenciais que fornecem um estímulo à aprendizagem sobre o respeito às diferenças, dando-lhe a oportunidade de alargar seu repertório sociocultural e construir ou afirmar sua identidade.
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