A FÁBULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
Fábula., Temas Transversais, Ferramenta das Práxis Pedagógicas.Resumo
O foco dessa investigação é discutir a fábula como ferramenta pedagógica, datando seu aparecimento dentro da língua portuguesa e suas ramificações durante os anos e destacando seus percussores. Essa pesquisa foi elaborada através de revisão bibliográfica e artigos científicos. O tema demonstra que, por meio de uma simples história fictícia é possível estimular a imaginação e a fantasia inerentes ao universo infanto-juvenil, estimulando positivamente a maneira dos discentes perceber o mundo, sobretudo em relação às temáticas relativas a valores tais como altruísmo, empatia e bondade. No cotidiano escolar, a fábula é utilizada como ferramenta das práxis pedagógicas inseridas no componente curricular de Língua Portuguesa, enfatizando suas características estruturais e aquilo que traz de subjetivo, de forma que a moral se torna o ponto crucial destas narrativas. É importante ressaltar que ao utilizar a fábula nos anos iniciais é possível ao educador oportunizar a reflexão de assuntos transversais aos seus alunos, de maneira a possibilitar que a escola se torne um espaço de transformação e formação plena dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 VICTOR DANIEL TONIOLLI

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.