A FÁBULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • VICTOR DANIEL TONIOLLI

Palavras-chave:

Fábula., Temas Transversais, Ferramenta das Práxis Pedagógicas.

Resumo

O foco dessa investigação é discutir a fábula como ferramenta pedagógica, datando seu aparecimento dentro da língua portuguesa e suas ramificações durante os anos e destacando seus percussores. Essa pesquisa foi elaborada através de revisão bibliográfica e artigos científicos. O tema demonstra que, por meio de uma simples história fictícia é possível estimular a imaginação e a fantasia inerentes ao universo infanto-juvenil, estimulando positivamente a maneira dos discentes perceber o mundo, sobretudo em relação às temáticas relativas a valores tais como altruísmo, empatia e bondade. No cotidiano escolar, a fábula é utilizada como ferramenta das práxis pedagógicas inseridas no componente curricular de Língua Portuguesa, enfatizando suas características estruturais e aquilo que traz de subjetivo, de forma que a moral se torna o ponto crucial destas narrativas. É importante ressaltar que ao utilizar a fábula nos anos iniciais é possível ao educador oportunizar a reflexão de assuntos transversais aos seus alunos, de maneira a possibilitar que a escola se torne um espaço de transformação e formação plena dos alunos.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

TONIOLLI , V. D. (2024). A FÁBULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/567

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias