AS CONTRIBUIÇÕES DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA JAHU

Autores

  • ANA LIA AVANTE PEIXOTO

Palavras-chave:

Educação Especial, Comunicação Suplementar e Alternativa, Transtorno do Espectro Autista., Sistema de Comunicação por Troca de Figuras

Resumo

A comunicação alternativa para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) desempenha um papel fundamental na promoção da comunicação eficaz e na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. O TEA pode variar significativamente de um indivíduo para outro, com algumas pessoas tendo dificuldades de fala e linguagem mais graves do que outras. Portanto, a comunicação alternativa é uma abordagem essencial para atender às necessidades variadas de comunicação de pessoas com autismo. O presente estudo teve por objetivo analisar as contribuições da Comunicação Alternativa no processo de socialização e escolarização desses alunos utilizando ferramentas que auxiliam indivíduos não verbais a conseguirem se comunicar de forma efetiva. Utilizamos como metodologia a revisão de literatura para a promoção de novos conhecimentos sobre a temática. Destacamos nos resultados, a importância do uso do PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras) como forma de auxiliar na construção e no desenvolvimento da comunicação funcional desses alunos que possuem dificuldades em usar a fala ou a linguagem de forma eficaz. Tal sistema estruturado baseia-se no uso de imagens ou símbolos para facilitar a comunicação. Como resultado da aplicação desse sistema para alunos com TEA nas escolas, podemos observar o aumento da comunicação funcional, a melhoria nas interações sociais, o aumento da independência e uma melhor participação do aluno na educação, facilitando sua comunicação com professores e colegas, contribuindo para um bom desempenho acadêmico.

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Publicado

04.10.2024

Como Citar

PEIXOTO, A. L. A. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA JAHU. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/569

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias