AS CONTRIBUIÇÕES DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA JAHU
Palavras-chave:
Educação Especial, Comunicação Suplementar e Alternativa, Transtorno do Espectro Autista., Sistema de Comunicação por Troca de FigurasResumo
A comunicação alternativa para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) desempenha um papel fundamental na promoção da comunicação eficaz e na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. O TEA pode variar significativamente de um indivíduo para outro, com algumas pessoas tendo dificuldades de fala e linguagem mais graves do que outras. Portanto, a comunicação alternativa é uma abordagem essencial para atender às necessidades variadas de comunicação de pessoas com autismo. O presente estudo teve por objetivo analisar as contribuições da Comunicação Alternativa no processo de socialização e escolarização desses alunos utilizando ferramentas que auxiliam indivíduos não verbais a conseguirem se comunicar de forma efetiva. Utilizamos como metodologia a revisão de literatura para a promoção de novos conhecimentos sobre a temática. Destacamos nos resultados, a importância do uso do PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras) como forma de auxiliar na construção e no desenvolvimento da comunicação funcional desses alunos que possuem dificuldades em usar a fala ou a linguagem de forma eficaz. Tal sistema estruturado baseia-se no uso de imagens ou símbolos para facilitar a comunicação. Como resultado da aplicação desse sistema para alunos com TEA nas escolas, podemos observar o aumento da comunicação funcional, a melhoria nas interações sociais, o aumento da independência e uma melhor participação do aluno na educação, facilitando sua comunicação com professores e colegas, contribuindo para um bom desempenho acadêmico.
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