EDUCAÇÃO ITINERANTE

A ESCOLA PARA CRIANÇAS CIRCENSES

Autores

  • GIOVANNA FIGUEIREDO AVANÇO
  • TAMIRES BIENZOBÁS

Palavras-chave:

Educação Itinerante;, Currículo em espiral, Metodologias.

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso se concentra na análise do processo de escolarização de crianças circenses, bem como os desafios e conquistas alcançadas por meio das leis vigentes. A pesquisa adotou uma metodologia abrangente, através de pesquisas bibliográficas e uma pesquisa de campo para entender melhor as complexidades envolvidas nessa área. No contexto legal, este trabalho explora as leis e regulamentações que foram utilizadas para apoiar a inclusão de crianças circenses no sistema educacional. Isso inclui leis que garantem a matrícula em escolas públicas e privadas próximas ao circo e a flexibilidade do currículo. Além disso, também destaca a importância de um currículo em espiral, que permite a continuidade do aprendizado, levando em consideração que com a revisitação dos conteúdos, esses alunos não terão uma defasagem em relação ao restante da turma. A pesquisa de campo envolveu entrevistas e questionários com famílias circenses e os resultados revelaram as dificuldades específicas enfrentadas no momento de matricular esses alunos, incluindo a falta de compreensão por parte das escolas. Este trabalho destaca a importância do desenvolvimento de políticas educacionais para melhorar ainda mais o acesso à educação de qualidade e o desenvolvimento integral para crianças circenses.

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Publicado

04.10.2024

Como Citar

AVANÇO, G. F., & BIENZOBÁS, T. (2024). EDUCAÇÃO ITINERANTE: A ESCOLA PARA CRIANÇAS CIRCENSES. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/572

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias