EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
UM ESTUDO ENVOLVENDO A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Relações étnico-raciais, Lei 10.639/03, racismo estrutural.Resumo
A presente pesquisa pretende analisar a aplicação da Lei 10.639/03, complementada pela Lei 11.645/08, legislações que abordam as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas. O objetivo consiste em verificar como a educação étnico-racial tem sido abordada nas universidades, identificando possíveis lacunas na formação e na prática docente atual. Para isso, avaliar-se-á as grades curriculares das faculdades de Pedagogia da microrregião de Jaú, a fim de verificar como ocorre o cumprimento da lei; e livros didáticos dos anos inicias no que tange a abordagem da questão. A metodologia se faz a partir da pesquisa bibliográfica, que possibilita uma interpretação mais abrangente da situação brasileira. Perpassar os avanços e estagnações da formação de professores e da prática da sala de aula em relação a temática étnico-racial é de suma importância para a análise de documentos que embasam teoricamente o Ensino Superior, visando uma formação continuada que agregue os conhecimentos necessários para amenizar o racismo estrutural da sociedade que recai nas escolas. O estudo de livros didáticos permite considerações sobre seu uso em sala de aula como conteúdos que podem ser estudados de diversas formas, abordando as questões étnicas-raciais por meio de uma visão única – a de colonizadores – ou uma pluralidade delas, com vários pontos de vista. Entender a teoria e a prática como aspectos indissociáveis é reconhecer a escola como um espaço de ensino- aprendizagem mútuo entre alunos e professores, tendo em vista que precisamos respeitar e valorizar todas as culturas, independente de raça ou etnia.
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