A SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA ATRAVÉS DAS EMOÇÕES COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL JAHU

Autores

  • KAREN MEDEIROS

Palavras-chave:

Educação Infantil, Sequência Didática., Emoções.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo compreender as emoções através de uma sequência didática contextualizada na educação infantil. O trabalho com emoções na Educação Infantil é de extrema importância para o desenvolvimento socioemocional das crianças. É através de atividades que exploram as emoções, que as crianças podem aprender a identificar, expressar e lidar com seus sentimentos. Isso envolve a criação de um ambiente seguro, no qual as crianças se sentem à vontade para compartilhar suas emoções, histórias, brincadeiras e atividades que ajudam a desenvolver empatia e autoconhecimento. Por ser um conjunto de atividades planejadas que têm como base promover a aprendizagem das crianças de forma gradual e sistematizada, nesse caso, a sequência didática se mostra eficaz. Ela pode ser construída em torno de um tema ou conceito específico e incluir atividades de exploração, brincadeiras, contação de histórias, música, arte e outras estratégias para envolver as crianças de maneira ativa em seu próprio processo de aprendizagem. Outro segmento é a literatura infantil que ao abordar histórias cativantes exploram uma gama de sentimentos, permitindo que as crianças se identifiquem com os personagens e suas emoções. Isso abre espaço para discussões sobre como se sentem e como podem lidar com essas emoções. Um exemplo é a musicalização que proporciona uma linguagem universal para as emoções, permitindo que as crianças expressem seus sentimentos por meio de ritmo e melodia. Cantar canções que abordam alegria, tristeza e outras emoções ajuda as crianças a se conectarem com seus sentimentos de maneira divertida. Isso também é demonstrado através das histórias com fantoches que de forma interativa e envolvente exploraram as emoções. Ao representar situações emocionais com fantoches, as crianças podem compreender melhor os sentimentos e aprender a empatia, além de praticar a expressão emocional. Essas abordagens combinadas numa sequência didática planejada proporcionam um ambiente rico para as crianças explorarem e compreenderem suas emoções, preparando-as para uma vida emocionalmente saudável e equilibrada.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

MEDEIROS , K. (2024). A SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA ATRAVÉS DAS EMOÇÕES COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL JAHU. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/574

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias