A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A CONSTRUÇÃO DE VALORES MORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL JAHU
Palavras-chave:
Literatura Infantil, Contação de Histórias, Valores Morais.Resumo
A temática central desta pesquisa perpassa questões relacionadas a educação infantil e a contação de histórias. O objetivo geral da mesma foi analisar de que maneira a contação de histórias colabora para a construção de valores morais na educação infantil.
Para tal análise utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, para produzir novos conhecimentos para o campo pedagógico. Nesse sentido, buscou, em outros estudos, compreender a relevância da literatura infantil para o desenvolvimento infantil. Evidenciou-se que a contação de histórias desempenha um papel fundamental na construção de valores morais na educação infantil, uma vez que as histórias proporcionam um meio acessível e envolvente para transmitir lições éticas importantes, ajudando as crianças a desenvolverem um sentido de moralidade e uma compreensão das relações sociais. Consideramos dessa forma que ao envolver as crianças em narrativas significativas e ao trabalhar com literatura infantil, os educadores podem ajudar as crianças a compreender mensagens importantes sobre a empatia e o comportamento adequado, ajudando-as assim a tornarem-se adultos mais reflexivos e críticos. O estudo resultou em achados relevantes para a ação pedagógica, mostrando que se trata de um tema de grande importância, que deve ser considerado para futuras pesquisas e reflexões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 LAÍS MIRELLA MORAES MONTEIRO PACHELLI

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.