A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A CONSTRUÇÃO DE VALORES MORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL JAHU

Autores

  • LAÍS MIRELLA MORAES MONTEIRO PACHELLI

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Contação de Histórias, Valores Morais.

Resumo

A temática central desta pesquisa perpassa questões relacionadas a educação infantil e a contação de histórias. O objetivo geral da mesma foi analisar de que maneira a contação de histórias colabora para a construção de valores morais na educação infantil.
Para tal análise utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, para produzir novos conhecimentos para o campo pedagógico. Nesse sentido, buscou, em outros estudos, compreender a relevância da literatura infantil para o desenvolvimento infantil. Evidenciou-se que a contação de histórias desempenha um papel fundamental na construção de valores morais na educação infantil, uma vez que as histórias proporcionam um meio acessível e envolvente para transmitir lições éticas importantes, ajudando as crianças a desenvolverem um sentido de moralidade e uma compreensão das relações sociais. Consideramos dessa forma que ao envolver as crianças em narrativas significativas e ao trabalhar com literatura infantil, os educadores podem ajudar as crianças a compreender mensagens importantes sobre a empatia e o comportamento adequado, ajudando-as assim a tornarem-se adultos mais reflexivos e críticos. O estudo resultou em achados relevantes para a ação pedagógica, mostrando que se trata de um tema de grande importância, que deve ser considerado para futuras pesquisas e reflexões.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

PACHELLI, L. M. M. M. (2024). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A CONSTRUÇÃO DE VALORES MORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL JAHU. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/575

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias