GESTÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

UMA INTEGRAÇÃO A FAVOR DE UMA ESCOLA PARA TODOS

Autores

  • LAURA RODRIGUES CONTADOR

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Educação Inclusiva, Equipe Escolar.

Resumo

A gestão escolar desempenha um papel fundamental na promoção da educação inclusiva. É responsável pelo conjunto de ações e estratégias que visam administrar e organizar as atividades e processos dentro de uma escola. O objetivo dessa pesquisa é discutir o papel da gestão na preparação eficaz da equipe escolar perante a educação inclusiva no Brasil, promovendo uma educação de qualidade para os alunos. Isso envolve a definição de objetivos e metas, a elaboração de planos e programas educacionais, a gestão de recursos humanos e financeiros, a avaliação do desempenho escolar, a manutenção da infraestrutura física da escola, entre outros. Para alcançar a verdadeira educação inclusiva, a gestão escolar deve promover ações que garantam o acolhimento, o respeito à diversidade e a adaptação do ambiente escolar às necessidades dos alunos com deficiência. Além disso, é crucial que a gestão escolar assegure a formação contínua de professores e profissionais da educação para que possam atuar de maneira inclusiva e proporcionar recursos pedagógicos adequados para atender às necessidades de todos os alunos. Apesar da existência de leis que asseguram o direito à educação para todos, muitas vezes a equipe escolar não está preparada para atender às necessidades individuais dos alunos, desde a elaboração do projeto político pedagógico até a adaptação do material didático. Isso levanta a questão de se as escolas oferecem uma formação eficaz para sua equipe na promoção da educação inclusiva. Esse trabalho foi elaborado através de pesquisa bibliográfica, considerando materiais já publicados, como artigos científicos e livros. A partir disso foram realizados estudos descritivos sobre o que foi encontrado nas pesquisas, além de realizar a pesquisa documental de leis e documentos para descrever e comparar diferenças e características, em categorias. A construção de uma escola inclusiva depende de pesquisas, planejamento e avaliação contínua para garantir que cada aluno atinja seu potencial máximo.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

CONTADOR, L. R. (2024). GESTÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA INTEGRAÇÃO A FAVOR DE UMA ESCOLA PARA TODOS . Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/576

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias