PERSPECTIVAS E SABERES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA MELHOR DESEMPENHO DO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Formação Continuada, Desempenho Docente., Qualidade de Ensino.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar a importância da formação continuada de educadores para a qualidade do ensino, além de mostrar uma nova visão de metodologias e práticas inovadoras para gerar transformações no contexto profissional e escolar do educando. Ela traz a história da formação do professor, e principalmente a valorização do ser com a formação continuada do docente, e a metodologia utilizada no levantamento teórico foi através de uma pesquisa bibliográfica e publicações de artigos científicos online. Desse modo, o papel do professor na dimensão educacional é construído por responsabilidades culturais e sociais de forma consciente, autônoma e crítica. Durante esse processo ocorrem diferentes fases e etapas na formação profissional de maneira única, individual e coletiva, momento pelo qual desperta a identidade docente. Através de indagações e, principalmente, comparações a respeito da construção profissional do docente no brasil, em âmbito histórico-social, deve-se levar em conta a teoria/prática recebida na graduação, além dos desafios do pensamento pedagógico. Isso mostra que papel do ensino superior é relevante para que o futuro educador busque a solução de suas necessidades na formação continuada. Com isso, as competências para ensinar e aprender no século XXI impõem habilidades cognitivas, socioemocionais e tecnológicas. Contudo a formação continuada é um processo inovador, capaz de iniciar uma troca de saberes, uma estratégia de reflexão sobre as situações relacionadas ao conhecimento, na qual o professor atuará como facilitador ou mediador do processo de aprendizagem. Como na educação as atualizações acontecem ao longo dos anos, os professores precisam atualizar-se quanto aos conhecimentos, teorias e, principalmente, buscar novas práticas de ensino para aprimorar suas metodologias e recursos para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental, o qual é a base para a eficácia no decorrer do processo ensino aprendizagem. Enfim, os professores devem assumir a responsabilidade pela melhoria do currículo, práticas de ensino e métodos, pois o conceito de formação docente mudou significativamente, incorporando a transversalidade do currículo, as questões de valores humanos, ecológicos, sociais, éticos e comportamentais. Portanto, esse estudo valoriza a reflexão sobre a compreensão dos espaços de aprendizagem na formação docente e para um novo normal que precisa ser ampliado no mundo em sua volta
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