GESTÃO DE SALA DE AULA E DA ESCOLA

UM ESTUDO SOBRE O PAPEL QUE REPRESENTAM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS

Autores

  • LAILA CRISTINE GASTALDI
  • MONIQUE ALESSANDRA CASSOLE

Palavras-chave:

Alfabetização., Gestão da sala de aula., Gestão da escola.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão em torno da atuação dos gestores escolares, em prol da alfabetização e consequentemente, do sucesso acadêmico dos alunos. Para a realização desta pesquisa, empregou-se como metodologia a revisão bibliográfica, uma vez que o estudo sobre as diferentes concepções acerca do assunto, de grandes nomes da educação, nos permite ampliar os nossos horizontes e compreender todos os determinantes envolvidos no contexto educacional. Embora a educação brasileira tenha passado por inúmeras transformações ao longo dos anos, principalmente no que diz respeito a sua universalização, existem ainda outros desafios a serem superados. Atualmente, a qualidade do ensino ofertado, a metodologia empregada pelos docentes para alfabetizar, a participação e mobilização de todos os membros da comunidade escolar e o papel do gestor frente a esses desafios, são questões bastante criticadas e que são levantadas pela sociedade, visando a sua superação. Contudo, concluímos que não basta querer uma sociedade mais justa e igualitária se não há luta para que essas transformações ocorram. É preciso dar voz aqueles que não tem lugar de fala, lutar pelos direitos de quem não tem conhecimento sobre quais são, e mais, é necessário zelar para que o acesso a uma educação de qualidade, para todos os indivíduos, se torne uma realidade presente. Sendo assim, é necessário que os docentes repensem suas estratégias de ensino para que assegurem uma aprendizagem equitativa de modo a formar cidadãos críticos e atuantes perante a sociedade. Nesse sentido, será apresentado ao longo deste trabalho, uma proposta de atividade que norteia o educador alfabetizador para uma boa prática, adaptando-a acerca das preferências que os alunos manifestam.

Downloads

Publicado

04.10.2024

Como Citar

GASTALDI, L. C., & CASSOLE, M. A. (2024). GESTÃO DE SALA DE AULA E DA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL QUE REPRESENTAM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS. Repositório Institucional Das Faculdades Integradas De Jaú. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/tcc/article/view/578

Edição

Seção

Pedagogia

Categorias