GESTÃO DE SALA DE AULA E DA ESCOLA
UM ESTUDO SOBRE O PAPEL QUE REPRESENTAM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS
Palavras-chave:
Alfabetização., Gestão da sala de aula., Gestão da escola.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão em torno da atuação dos gestores escolares, em prol da alfabetização e consequentemente, do sucesso acadêmico dos alunos. Para a realização desta pesquisa, empregou-se como metodologia a revisão bibliográfica, uma vez que o estudo sobre as diferentes concepções acerca do assunto, de grandes nomes da educação, nos permite ampliar os nossos horizontes e compreender todos os determinantes envolvidos no contexto educacional. Embora a educação brasileira tenha passado por inúmeras transformações ao longo dos anos, principalmente no que diz respeito a sua universalização, existem ainda outros desafios a serem superados. Atualmente, a qualidade do ensino ofertado, a metodologia empregada pelos docentes para alfabetizar, a participação e mobilização de todos os membros da comunidade escolar e o papel do gestor frente a esses desafios, são questões bastante criticadas e que são levantadas pela sociedade, visando a sua superação. Contudo, concluímos que não basta querer uma sociedade mais justa e igualitária se não há luta para que essas transformações ocorram. É preciso dar voz aqueles que não tem lugar de fala, lutar pelos direitos de quem não tem conhecimento sobre quais são, e mais, é necessário zelar para que o acesso a uma educação de qualidade, para todos os indivíduos, se torne uma realidade presente. Sendo assim, é necessário que os docentes repensem suas estratégias de ensino para que assegurem uma aprendizagem equitativa de modo a formar cidadãos críticos e atuantes perante a sociedade. Nesse sentido, será apresentado ao longo deste trabalho, uma proposta de atividade que norteia o educador alfabetizador para uma boa prática, adaptando-a acerca das preferências que os alunos manifestam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 LAILA CRISTINE GASTALDI, MONIQUE ALESSANDRA CASSOLE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao repositório, o(s) autor(es) concorda(m) com os termos e condições estabelecidos nos documentos assinados e anexados.